Um bispo, de 64 anos, foi agredido fisicamente por um padre, 58, dentro da Paróquia da Vila dos Montes, em Governador Valadares, localizado na região do Vale do Rio Doce (MG). Testemunhas relataram que teve início uma discussão e, depois, os dois “rolaram no chão”. As informações são do O Tempo.

O bispo teve ferimentos no pescoço e nos braços. Na sequência, as testemunhas acionaram a Polícia Militar. Quando chegaram ao local, o padre alegou aos policiais que estava sendo perseguido pelo seu superior.

Também foi constatado que o agressor faz uso de medicamentos controlados para depressão.

Em depoimento, o padre afirmou que o bispo pediu para que ele se mudasse da casa paroquial, pois o local comporta apenas uma pessoa e os dois estavam morando lá. Então, o religioso se sentiu desrespeitado e “agredido verbalmente” e, por isso, atirou uma cadeira na direção do seu superior, que desviou.

Já o bispo contou outra história durante o seu relato à polícia. Ele disse que foi atacado pelo padre e que essa não foi a primeira vez. Segundo o superior, o religioso tem surtos psicológicos e agride as pessoas da paróquia.

Depois da briga, o padre tomou os medicamentos ansiolíticos, que tem efeito sedativo, e foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital da região.

O bispo também foi atendido por uma unidade de saúde e passa bem.

O que diz a diocese

Ao ser informada sobre o ocorrido, a Diocese de Governador Valadares afirmou por meio de nota que repudia “todo e qualquer ato de violência, seja física, psicológica, moral e afins”. Também ressaltou que o bispo estava apenas cumprindo os seus compromissos pastorais com a comunidade.

A diocese relatou que presta todo o apoio necessário ao padre, que está internado na ala psiquiátrica do Hospital Municipal.