O governo do México desmentiu nesta terça-feira (8) que um americano detido com posse de armas de fogo seja um agente de inteligência e detalhou que a credencial da CIA que ele portava “era falsa”.
O homem foi capturado no Estado do México, no centro do país, após ser visto caminhando na varanda de um apartamento com uma arma longa, anunciou o governo local no sábado passado.
O crachá da agência de inteligência americana CIA que ele portava no momento da prisão “era falso” e as autoridades americanas “confirmam que ele não é funcionário nem servidor público”, esclareceu o secretário de Segurança federal, Omar García Harfuch, durante a coletiva de imprensa habitual da presidente Claudia Sheinbaum.
A promotoria do Estado do México informou à embaixada americana sobre a detenção e investiga se o homem “está relacionado a uma organização criminosa”, acrescentou Harfuch.
Enquanto isso, o sujeito está sendo processado pelo crime de porte de armas de fogo, visto que foram encontradas com ele quatro pistolas e duas armas longas, além de uma centena de munições, acrescentou o secretário.
“Ele não tem nenhuma relação com qualquer instituição do governo dos Estados Unidos”, enfatizou García Harfuch.
ai/axm/dga/lm/rpr