Meio Ambiente

Mexicana é confirmada à frente das mudanças climáticas da ONU


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, nomeou oficialmente a ex-chanceler mexicana Patricia Espinosa como Secretária-Executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CMNUCC), anunciou um comunicado do organismo.

Patricia Espinosa, atual embaixadora do México em Berlim, substituirá a partir de julho a costa-riquenha Christina Figueres, indicou o comunicado da CMNUCC.

Espinosa deverá dirigir as negociações para implementar o acordo da conferência sobre as mudanças climáticas COP21 realizada em dezembro em Paris.

“É hora da implementação e da ação, que segundo nos informa a ciência deve ser rápida, decisiva e sustentável”, disse Espinosa em uma declaração citada pelo comunicado.

“Também gostaria de felicitar minha querida amiga, a Secretária-Executiva em fim de mandato, Christina Figueres, por seu trabalho extraordinário e pelas conquistas dos últimos seis anos”, acrescentou.


+ Homem que vivia ‘casado’ com a própria filha é preso após polícia investigar agressão contra criança
+ Família de Schumacher coloca mansão à venda por R$ 400 milhões
+ Pão de Queijo: faça uma das receitas mais gostosas do Brasil



O burô da CMNUCC aceitou a nomeação de Espinosa no dia 15 de maio, na véspera do início da convenção da conferência sobre mudanças climáticas realizada durante duas semanas em Bonn, Alemanha.

A conferência de Bonn, que conta com a participação de 195 países, tem por objetivo avançar nos objetivos e ambições do novo acordo universal sobre mudanças climáticas acordado em Paris.

A primeira tarefa de Espinosa será preparar a conferência da ONU sobre mudanças climáticas em Marrakech, Marrocos, de 7 a 18 de novembro, na qual os governos darão passos importantes para implementar o acordo de Paris e aumentar a ambição das ações diante das mudanças climáticas.

sd/cho/chp.zm/jz/ma

Veja também

+ Receita de bolinho de costela com cachaça
+ Cientistas descobrem nova camada no interior da Terra
+ Receita de panqueca americana com chocolate
+ Receita rápida de panqueca de doce de leite
+ Contran prorroga prazo para renovação da CNH
+ Receita de moqueca de peixe simples e deliciosa
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS