Documentos mostram que, nos últimos quatro anos,ao menos 15 pessoas ficaram presas entre o trem e a porta de segurança em estações da capital paulista. As informações são do programa Fantástico, da TV Globo, deste domingo, dia 11.
O caso mais recente aconteceu na Estação Campo Limpo, da Linha 5-Lilás, esta semana. O passageiro Lourivaldo Ferreira Nepomuceno, de 35 anos, morreu após ser arrastado por um trem ao tentar embarcar.
Ele ficou preso entre a composição e a porta de segurança. Lourivaldo era estudante de Educação Física e pai de três filhos.
Mas o caso não foi o único. Episódios semelhantes ocorreram em outras estações. Em setembro de 2024, Florindo Neres, de 69 anos, morreu atropelado após ser arrastado para os trilhos na Estação Palmeiras-Barra Funda, da Linha 3-Vermelha.
Em março de 2025, uma mulher ficou presa na porta de segurança da Estação Vila Prudente, na Linha 4-Verde. Ela foi resgatada sem ferimentos.
Sensores de presença poderiam ter evitado os acidentes. O presidente do Metrô prometeu que barras de proteção serão instaladas em 90 dias. O Ministério Público instaurou inquérito civil para apurar a segurança na Linha 5-Lilás.