02/09/2019 - 16:45
Desta forma, a Barra parece finalmente ter se integrado à cidade. Cariocas de todas as partes têm visitado com mais frequência o bairro e suas adjacências devido à melhoria do sistema de transporte, e muitos vêm considerando a possibilidade de fixar residência por lá, já que a região concentra 18% dos condomínios da cidade — a maioria deles com excelente infraestrutura de lazer e segurança. Transporte eficiente e um bom lugar para viver são a receita da felicidade.
Apesar da revolução, a estação Gávea ainda não foi entregue. Segundo a concessionária Rio Barra, responsável pela implantação da Linha 4, o túnel entre São Conrado e Gávea está pronto, mas falta perfurar 1,2 quilômetro (do Leblon à Gávea) e concluir 58% das obras da estação.
Corredor expresso
Além do Metrô, que fez uma grande revolução na região, a Zona Oeste também ganhou em 2012 um reforço estratégico em prol da mobilidade: o BRT TransOeste, sistema de ônibus articulados que liga a Barra da Tijuca a Santa Cruz e Campo Grande. São 74 estações em uma linha que passa por bairros como Guaratiba e Recreio dos Bandeirantes, em um percurso de 56 quilômetros.
Ao mesmo tempo, para ligar a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, foi aberta, antes da Copa do Mundo de 2014, a Transcarioca, com 39 km de extensão e 45 estações. A via surgiu como mais uma opção de transporte para os moradores da Barra, Curicica, Cidade de Deus, Taquara, Tanque e Praça Seca. Também inaugurada às vésperas dos Jogos Olímpicos, em julho de 2016, a TransOlímpica, com 23 km, é outro corredor que atravessa diversos bairros da Zona Oeste, e liga a Barra e o Recreio a Magalhães Bastos e Deodoro.
O BRT é um transporte articulado que trafega em corredor exclusivo e, por isso, é uma alternativa mais rápida de viagem. Este modelo existe em mais de 140 países e, no Rio, é administrado por um consórcio de empresas privadas de transporte.