Os passageiros do Metrô vão poder pagar a tarifa utilizando cartões físicos de débito e crédito com tecnologia de aproximação em catracas específicas. A iniciativa faz parte de um projeto piloto, iniciado nesta segunda-feira, 1°, nas linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha. Ao longo deste mês, também estará disponível nas linhas 2 – Verde e 15 – Prata.
Segundo o Metrô, o projeto deve durar seis meses, com possibilidade de prorrogação. A medida tem como objetivo avaliar a aceitação dos passageiros.
Serão aceitos cartões de todas as bandeiras habilitados para pagamentos por aproximação. Durante o período do piloto, será permitido o pagamento de uma passagem por cartão utilizado, sem considerar as regras de integração. Quem utilizar o cartão, só poderá voltar a passá-lo em uma catraca do Metrô após 30 minutos. O período poderá ser reduzido após a análise dos testes.
Como funciona
Cada estação terá ao menos um bloqueio (catraca) exclusivo para o pagamento com cartões de débito e crédito, não sendo aceito em um primeiro momento o uso de cartões virtuais em smartphones ou smartwatches.
Esses bloqueios estarão sinalizados e as estações de maior movimento contarão com promotores identificados para orientar no uso dos cartões.
Veja a lista de estações que já aceitam o pagamento da tarifa por aproximação:
– Linha 1-Azul: Tucuruvi (estação com orientadores), Parada Inglesa, Jardim São Paulo-Ayrton Senna, Santana, Carandiru, Portuguesa-Tietê (estação com orientadores), Armênia, Tiradentes, Luz, São Bento (estação com orientadores), Liberdade (estação com orientadores), São Joaquim, Vergueiro, Paraíso (estação com orientadores), Ana Rosa, Vila Mariana, Santa Cruz, Praça da Árvore, Saúde-Ultrafarma, São Judas, Conceição.
– Linha 3-Vermelha: Palmeiras-Barra Funda (estação com orientadores), Marechal Deodoro, Santa Cecília, República (estação com orientadores), Anhangabaú (estação com orientadores), Sé, Pedro II, Brás, Bresser-Mooca, Tatuapé (estação com orientadores), Carrão-Assaí Atacadista (estação com orientadores), Penha-Lojas Besni, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca-Vila Ré, Artur Alvim, Corinthians-Itaquera.
Segunda fase deverá incluir:
– Linha 2-Verde: Vila Madalena, Sumaré, Clínicas, Brigadeiro, Chácara Klabin, Santos-Imigrantes, Alto do Ipiranga, Sacomã, Tamanduateí, Vila Prudente.
– Linha 15-Prata: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Jardim Colonial.
Perguntas e respostas sobre o projeto:
Quais cartões de crédito e débito funcionam para pagamento por aproximação no Metrô de São Paulo?
Inicialmente, são aceitos somente cartões físicos que funcionem por aproximação, das bandeiras Mastercard, Visa e Elo.
É necessário colocar a senha do meu cartão?
Não. Os cartões que têm a função de aproximação ativada não requerem a senha do cartão para uso nos bloqueios (catracas) do Metrô.
É possível passar o cartão em qualquer catraca das estações do Metrô?
Não. Nesta fase do piloto, as estações contam com bloqueios exclusivos para o pagamento por aproximação. Eles estarão sinalizados para facilitar sua localização pelo passageiro.
É possível selecionar se vai cobrar no débito ou no crédito no momento do uso no bloqueio?
Não. A catraca cobrará na função definida pela sua instituição bancária.
Os cartões virtuais cadastrados nos celulares funcionam nessas catracas?
Nessa fase do piloto ainda não é possível o pagamento de passagem diretamente nos bloqueios com os cartões virtuais nos celulares, smartwatches, pulseiras e outros acessórios.
É possível fazer Integração com o uso do cartão de crédito ou débito?
Não. Os usuários que precisam de integração entre o Metrô e os ônibus devem usar o cartão de transporte (Bilhete Único ou Top).
Quantas viagens posso pagar por aproximação, por vez, com o cartão de débito/crédito?
Nesse momento, por se tratar se tratar de fase inicial do piloto, será possível passar o cartão 2 vezes com intervalo de 1 minuto entre as utilizações. Depois será possível utilizar o mesmo cartão novamente após 30 minutos, desde que a transação anterior seja aprovada. Essa parametrização poderá ser alterada no decorrer do piloto, de acordo com os resultados de utilização obtidos.
Se tiver mais de um cartão bancário ou um cartão de Vale Transporte ou Cartão Cidadão na carteira, qual será debitado?
Segundo o Metrô, é essencial tirar o cartão da bolsa ou carteira para evitar erro de leitura ou cobrança em cartão diverso do escolhido.