Mulheres de diferentes idades podem sofrer de irregularidade no ciclo menstrual. Nesse caso, é essencial procurar um ginecologista para investigar a causa, que pode ser resultado de condições como desequilíbrio hormonal, doença inflamatória pélvica (DIP), endometriose, síndrome dos ovários policísticos, tumores, consequência do uso de algum medicamento, entre outros fatores. 

+ 5 sinais de saúde íntima que não devem ser ignorados

+ Vacinas contra covid podem refletir no ciclo menstrual, aponta estudo 

O tratamento para regular o ciclo menstrual deve corresponder as necessidades do diagnóstico médico. No entanto, para contribuir com a melhoria da menstruação, existem métodos caseiros — apoiados pela ciência — que podem ajudar nessa tarefa; confira três deles a seguir. As informações são do “Healthline”.

Mantenha o peso saudável

Estar acima ou abaixo do peso pode refletir na irregularidade menstrual. A dica é consultar um médico e/ou um nutricionista para traçar um plano para se manter em um peso saudável para seu corpo.

Pratique exercícios

Atividade física é sinônimo de saúde e, consequentemente, também impacta na menstruação. A prática, além de ajudar a controlar o peso — que, como citado anteriormente, reflete nesse quesito — pode regular os ciclos menstruais e reduzir as dores antes e durante o período.

Entre os exercícios, a ioga é um dos destaques. Segundo dados de um estudo realizado com 126 participantes em 2013, praticá-la de 35 a 40 minutos por cinco dias na semana, durante seis meses, pode reduzir os níveis hormonais relacionados à menstruação irregular.

Consumir alimentos naturais

A alimentação é um dos pilares da saúde, por isso, manter uma dieta balanceada é essencial. Alguns alimentos específicos se destacam quando o assunto é regular o ciclo menstrual, como o gengibre, que pode ajudar a reduzir a quantidade de sangue perdido durante o período, segundo resultados de um estudo clínico de 2014, realizado com 92 mulheres.

Outro alimento aliado é a canela, que pode ajudar a regular os ciclos, reduzir o sangramento menstrual e a dor, além de auxiliar no tratamento de SOP, conforme pesquisas.

Também é válido investir em opções ricas em vitaminas B e D, que ajudam tanto a regular os ciclos menstruais, quanto a reduzir a TPM.