Metanol: polícia faz operação contra adulteração de bebidas em SP

Ação cumpre 20 mandados de busca e apreensão em oito cidades

Divulgação/ SSP-SP
Foto: Divulgação/ SSP-SP

A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta terça-feira, 14, a Operação Poison Source – Fonte do Veneno, com o objetivo de “desmantelar uma rede criminosa envolvida na produção e comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas”. A ação policial é um desdobramento das investigações sobre os casos de intoxicação por metanol no estado.

Os agentes estão cumprindo 20 mandados de busca e apreensão visando localizar e apreender produtos, maquinários, insumos para produção de bebidas, além de celulares, documentos e outros objetos que possam auxiliar na identificação dos envolvidos e na comprovação das atividades ilícitas.

+ SP confirma mais 3 casos de intoxicação por metanol; total chega a 28

Além de São Paulo, as autoridades fazem buscas em Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara. Cerca de 150 policiais civis foram empenhados na operação.

Segundo a delegada que coordena a operação, Leslie Caran Petrus, as investigações se iniciaram a partir de um flagrante que ocorreu há cerca de dez dias. Na ocasião, um dos maiores fornecedores de bebidas falsificadas do Brasil foi detido. “Ele vendia garrafas com rótulos, tampinhas intactas e lacres, praticamente impossível de identificar a falsificação. Depois, descobrimos quem adquiriu esses produtos e estamos indo atrás deles hoje”, explicou a policial.

Intoxicação por metanol

Na segunda-feira, 13, o estado de São Paulo confirmou três novos casos de intoxicação por metanol, nas cidades de Osasco, São Bernardo do Campo e na capital paulista. Com isso, o total de vítimas chega a 28, segundo balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.