Durante uma reunião corporativa realizada na quinta-feira, dia 8, um dos principais executivos da Meta apresentou aos funcionários uma prévia do próximo concorrente do Twitter.

O novo aplicativo terá autonomia, será baseado no Instagram e integrado ao ActivityPub, um protocolo de mídia social descentralizado, permitindo que os usuários do novo aplicativo migrem suas contas e até seguidores para outras plataformas que suportam o ActivityPub, como o Mastodon, possibilitando assim interação com usuários de outras redes.

O diretor de produtos da Meta, Chris Cox, chamou o próximo aplicativo de “nossa resposta ao Twitter”. Ele revelou que o aplicativo utilizará o sistema de central de contas do Instagram para preencher automaticamente as informações do usuário. Internamente, o aplicativo é conhecido como “Projeto 92”, e seu nome público pode ser “Threads”, conforme documentos obtidos pelo jornal americano The Verge.

Logotipo da Meta Platforms em Davos, na Suíça
Logotipo da Meta Platforms em Davos, na Suíça (Crédito:Reuters)

Chris mencionou ainda que a Meta tem recebido feedback positivo de criadores e figuras públicas que desejam uma plataforma confiável e distribuição garantida, lançando indiretamente críticas à maneira como Elon Musk tem lidado com o Twitter.

Ele afirmou que o objetivo do aplicativo é fornecer segurança, facilidade de uso e confiabilidade, além de oferecer um ambiente estável para que os criadores construam e expandam seu público.

Cox revelou que a empresa já garantiu o compromisso de celebridades, como DJ Slime, para usar o aplicativo, e está em negociações com outros grandes nomes, incluindo Oprah e o Dalai Lama. A codificação do aplicativo começou em janeiro e a Meta lançará o aplicativo assim que possível, segundo fontes obtidas pela coluna, a previsão do lançamento do novo aplicativo é para o primeiro semestre de 2024.

Com colaboração de Alex Heath – The Verge