Sediada na Flórida, nos Estados Unidos (EUA), a MUST University planeja se tornar referência em ensino internacional para brasileiros e latino americanos. O principal diferencial da instituição: aulas de mestrados 100% online, oferecidas em três idiomas: português, inglês ou espanhol.

Quem se forma na MUST recebe um diploma internacional válido nos Estados Unidos e com possível reconhecimento no Brasil, contando com o apoio da universidade para fazer essa validação *.

Apesar de ser americana e atuar de acordo com as regulamentações educacionais dos EUA, a MUST University foi fundada por um empreendedor e educador brasileiro, o professor Antônio Carbonari Netto. Ex-professor de matemática da PUC-Campinas, ele também foi conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE), onde atuou no período de 2016 até 2020. Como empreendedor, fundou e foi presidente da Anhanguera Educacional S.A, que passou por processo de fusão com o grupo Kroton Educacional.

Para investir na nova empreitada, em 2017, Carbonari contou com o apoio da família, sua esposa Maria Elisa Carbonari, professora e doutora em educação, também fundadora da MUST University, e sua filha Giulianna Carbonari Meneghello, especialista em Marketing Educacional, admission e novas tecnologias de ensino a distância.

 

“Meus pais sempre foram uma grande inspiração. De um lado minha mãe como educadora, sempre em busca da excelência, e do outro meu pai como um matemático com espírito empreendedor e o desejo em disponibilizar ensino superior acessível”, declara Giulianna Carbonari, atual presidente MUST University.

 

A universidade americana com alma brasileira vem se destacando cada vez mais no mercado internacional de educação, hoje com aproximadamente 4.500 alunos de 15 países e 8 programas de mestrado que vão desde Administração, Gestão de Cuidados da Saúde, Tecnologias Emergentes da Educação, Psicologia Organizacional, Direito Internacional até Marketing Digital e Negócios Internacionais.

 

Como funciona o mestrado online?

Os alunos estudam a cada cinco semanas uma disciplina diferente e podem escolher os horários de acordo com a sua disponibilidade. As aulas contêm diversos recursos didáticos como videoaulas, e-books com o conteúdo do curso, questionários online, fóruns e uma atividade orientada de pesquisa por disciplina.

 

Para manter um relacionamento próximo, acompanhar e incentivar o aluno, o mestrado também conta com encontros síncronos ao vivo.

 

A última disciplina é o desenvolvimento de um artigo científico com a orientação de um professor doutor na área.

 

Giulianna Carbonari, que assumiu a presidência da MUST University em 2022, considera que o conhecimento é a moeda de troca do futuro.

 

“Desenvolvemos um empreendedorismo visionário, com grandes desafios, em solo americano, sempre acreditando que os limites existem para serem superados. A MUST tem como prioridade disponibilizar educação continuada de qualidade, centrada no relacionamento com o aluno. Para isso, vem aprimorando o ambiente virtual de aprendizado, desenvolvendo novas tecnologias e uso de plataformas 100% online, com custo e material acessíveis e de inclusão de diferentes nacionalidades”, afirma a presidente da instituição.

 

Expansão na carreira

Maria Beatriz Oliveira da Silva, servidora pública do Estado de Alagoas, utiliza as disciplinas do curso de Negócios e Administração da MUST University como ferramenta para resolver os obstáculos do departamento onde atua. “Minha dissertação foi a avaliação de um programa em execução no meu trabalho. Estou muito feliz com o meu novo título de mestre e já estou em processo de seleção para fazer doutorado”, declara a gestora especializada em ciências e tecnologia da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Para o advogado Paulo Henrique Araujo Faria, de Minas Gerais, aluno do programa de mestrado de Direito Internacional da MUST University, as atividades discursivas do mestrado são muito interessantes para o seu desenvolvimento profissional. “Temos de escrever artigos científicos a cada 40 dias. Acredito que consiga, até o final do curso, concretizar o sonho de ter meu livro publicado”.

Já Hedney Carlos Gomes, aluno do curso de Desenvolvimento de Negócios e Inovação, “as disciplinas voltadas ao empreendedorismo são valiosas porque fazem pensar fora da caixa”. Hedney atua na área de educação e dá aulas para adultos em uma instituição do Centro Paula Souza, em São Paulo. “Sempre estou em busca de inovação para fazer com que os alunos tenham uma experiência impactante no universo da criação de ideias e no olhar de novas perspectivas de modelos de negócios. Me surpreendi com o programa de mestrado online da MUST e, especialmente, com a educação humanizada dos mestres e doutores da universidade”, afirma o educador.

 

 

Mais informações, clique aqui!

EDUCAÇÃO CONECTADA

Prof. Antonio Carbonari Netto

A que se deve o crescimento da MUST University em tão pouco tempo?

Prof. Antonio Carbonari: Nosso modelo de negócio se mostrou muito acertado para a nova realidade de ensino online. Pela primeira vez na história, os cursos de graduação a distância no Brasil receberam mais alunos novos do que os presenciais. É o que apontou o Censo de Educação Superior, divulgado em fevereiro de 2022 pelo Inep. É fato que o contexto da pandemia da Covid-19 contribuiu para a busca de cursos on-line, mas a MUST já estava preparada – muito antes – para esse desafio.

Qual é a meta da MUST University para 2023?

Prof. Antonio Carbonari: Nossa meta era fechar o ano de 2022 com 3.800 alunos e encerramos com 4.500. A expectativa é superar 7.000 alunos até o fim de 2023.

Quais são as novidades e os desafios para este ano?

Prof. Antonio Carbonari: Estamos fechando parcerias com outras instituições da Europa. Em breve vamos ampliar o acesso da MUST para outros países além da América Latina. Vamos participar este ano, também, da Bett Educar, maior feira internacional de educação e tecnologia da América Latina. Minha palestra será sobre inovação na educação.

Também está nos nossos planos, em breve, lançar o primeiro doutorado em Tecnologias Emergentes da Educação. Temos muita procura por nossos alunos que já são mestres pela MUST.

Você considera que a educação a distância é um caminho sem volta?

Prof. Antonio Carbonari: Há muitos anos usamos a expressão educação a distância para definir um método de educação que foge dos modelos tradicionais, ou seja, a educação presencial. Hoje, o termo mais adequado é educação on-line ou conectada porque o discurso e os desafios agora são outros.

Tanto as novas tecnologias quanto as metodologias do ensino conectado requerem que o profissional de ensino, por exemplo, saia da zona de conforto e acompanhe essa evolução. O ensino online é, sim, um caminho sem volta! A pandemia só acelerou esse processo. Para se consolidar nesse novo mercado, o professor precisou se modernizar, saber tirar partido das tecnologias disponíveis e, principalmente, reconhecer que não são mais os únicos agentes do processo de aprendizagem.

.

* O diploma pode eventualmente (a requerimento do interessado) ser reconhecido no Brasil após realizado processo regular para tanto na forma disposta na legislação brasileira, em especial a Resolução CNE/CES 1/2022. Diário Oficial da União, Brasília, publicada em 26 de julho de 2022.