Esportes

Messi vira embaixador de projeto por acessibilidade e melhor qualidade de vida a cegos e deficientes visuais

Craque manda bem fora dos gramados e emociona jovens apaixonados por futebol

Messi vira embaixador de projeto por acessibilidade e melhor qualidade de vida a cegos e deficientes visuais

A OrCam Technologies, startup israelense líder em inovações pessoais baseadas em IA e tecnologia vestível para ajudar pessoas com deficiência visual, anuncia que Lionel Messi, lenda global do futebol, é seu novo Embaixador. Com a tarefa de ampliar a conscientização da população sobre os desafios enfrentados pela comunidade cega e com deficiência visual em todo o mundo, o projeto com o jogador foi desenvolvido também para tornar as soluções tecnológicas assistivas mais acessíveis às pessoas com deficiência.

Para evidenciar o projeto, a OrCam promoveu um encontro surpresa de Messi com dezenas de deficientes visuais de diversas partes do mundo. A escolha dos participantes aconteceu por meio de suas histórias de vida – contadas em vídeo e enviadas para todas as unidades da OrCam.

+ “Filho é um inferno e atrapalha”, diz Fábio Porchat sobre não querer ser pai

Até chegar ao local do encontro, realizado em Barcelona, os convidados não sabiam que, além de realizar o sonho de conhecer o ícone do futebol pessoalmente, seriam presenteados, pelas mãos do próprio jogador, com o dispositivo OrCam MyEye 2, uma solução revolucionária de tecnologia assistiva que amplia sua independência.

Essa ação se repetirá anualmente, quando pessoas cegas ou com deficiência visual que tenham histórias inspiradoras serão presenteadas pelo jogador com o OrCam MyEye 2. Cada um desses eleitos se tornará membro do “OrCam Dream Team”, liderado por Messi.

A primeira dessas reuniões ocorreu pouco antes de a pandemia do coronavírus sacudir o mundo. O encontro foi particularmente marcante para Messi.

+ Polícia aborda ambulância com sirene ligada e descobre 1,5 tonelada de maconha

– Foi muito emocionante, um momento mágico e inspirador, conhecer e encontrar este incrível grupo de pessoas de todo o mundo. Testemunhar cada um dos membros do ‘Dream Team’ experimentando os recursos do OrCam MyEye deixou claro que este é um dispositivo de mudança de vida para cada um deles. Tenho orgulho de ser um Embaixador OrCam e realmente atuar buscando fazer a diferença para tantos.

Mizael Conrado, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, foi um dos escolhidos. Premiado em 1998 com a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo no futebol de 5 (a mesma que Messi recebeu seis vezes), Conrado realizou o sonho de conhecer a lenda do futebol mundial, bateu bola com o ídolo e foi presenteado com o Orcam MyEye.

O currículo de Mizael na seleção é extenso: foi tricampeão da Copa América (1997, 2001 e 2003), campeão mundial sub-25 (2002), bicampeão mundial (1988 e 2000) e bicampeão paraolímpico (2004 e 2008).

– Foi muito emocionante conhecer o Messi, pessoa humilde e acolhedora. Fiquei muito feliz. O OrCam MyEye é um equipamento que contribui efetivamente para melhorar o dia a dia de uma pessoa cega – afirma Conrado.

Aproximadamente 300 milhões de pessoas sofrem de cegueira ou de algum grau de deficiência visual em todo o mundo. O OrCam MyEye 2 auxilia numa melhora expressiva em sua qualidade de vida.

– Este é um momento particularmente emocionante para mim e para a OrCam. A história da fundação da OrCam é, antes de mais nada, uma história de pessoas – pessoas que lutam com problemas e desafios reais em suas vidas. Nosso objetivo é, com IA, ajudar as pessoas com deficiência em tempo real, no mundo real – explicou o professor Amnon Shashua, cofundador e co-CEO da OrCam.

– No desempenho das atividades diárias, o dispositivo oferece independência, fornece aos usuários um apoio crítico para uma melhor integração na sociedade, especialmente em ambientes de emprego e educacionais, auxilia os usuários a amplificar seu potencial inerente. Estamos convencidos de que esta colaboração com Messi – que é a personificação da maximização do potencial e uma pessoa admirada em todo o mundo – nos permitirá chegar a muito mais pessoas – complementa Shashua.

Veja também

+ A incrível história do judeu que trabalhou para os nazistas na Grécia
+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev
+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela
+ Novo Código de Trânsito é aprovado; veja o que mudou
+Jovem é atropelado 2 vezes ao tentar separar briga de casal em Londrina; veja o vídeo
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel
+Vídeo mostra puma perseguindo um corredor em trilha nos EUA
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês
+ Por que não consigo emagrecer? 7 possíveis razões
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Educar é mais importante do que colecionar
+ Pragas, pestes, epidemias e pandemias na arte contemporânea