O capitão do Barcelona, Lionel Messi, que sofreu uma contusão na coxa, voltou a treinar nesta terça-feira (5), véspera do clássico contra o Real Madrid, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Rei, mas o técnico Ernesto Valverde deixou em aberto a participação do argentino no duelo.

“Se ‘Leo’ estiver lá, ele vai jogar, e se ele não estiver em boas condições, ele não vai jogar”, disse o técnico em uma coletiva de imprensa, antes de convocar Messi para o grupo selecionado para o duelo.

No final da tarde, o craque participou normalmente dos quinze minutos iniciais de treinos abertos à imprensa, se alongando e correndo sem dor aparente e exibindo um sorriso.

O argentino, sofrendo de acordo com as versões de diferentes mídias de uma contusão ou uma contratura, há muito tempo estava à margem para ser massageado a coxa direita antes de retomar o jogo sábado contra o Valencia no Campeonato de Espanha, onde ele marcou duas vezes para arrebatar o equalizador (2-2). Valverde deu a entender que ele poderia incluir seu capitão no grupo selecionado para este confronto contra o Real, dando a si mesmo a oportunidade de decidir nas horas que antecederam o jogo.

O argentino, que de acordo com várias versões da mídia sofreu uma contusão ou uma contratura, ficou um bom tempo fora de campo recebendo massagens na coxa direita antes de voltar ao campo no sábado contra o Valencia pelo Campeonato Espanhol, durante o qual marcou dois gols e empatou a partida (2-2).

Valverde deu a entender que poderia incluir Messi no time diante do Real Madrid, mas deverá decidir horas antes da partida.

– Dembélé treina com o grupo –

“Em algumas ocasiões, esperamos até o último momento e o que aconteceu com outros jogadores também pode acontecer com Leo”, disse ele, garantindo que não quer correr riscos com sua estrela “enquanto houver muitos jogos para jogar nesta temporada”.

Quanto ao atacante francês Ousmane Dembélé, que se recupera de um entorse no tornozelo esquerdo, Valverde optou por afastá-lo do grupo para o clássico. O jogador participou dos treinos desta terça-feira à noite, novamente sem dor aparente. Já na segunda-feira ele havia treinado sozinho.

“Nosso plano era que ele retomasse os treinos esta semana e estamos seguindo esses prazos”, comentou seu treinador. Ernesto Valverde se mostrou entusiasmado para receber o eterno rival no Camp Nou e depois ir disputar o jogo de volta no dia 27 de fevereiro, em Madri, tendo em vista uma vaga na final da Copa do Rei. O Barça é o atual tetracampeão do torneio. “Isso significa jogar dois clássicos seguidos. É um jogo especial, uma semifinal contra um adversário de peso. E dá um desejo a mais de chegar à final”, disse ele.

jed/bm/ama/aam