Esportes

Messi supera Lewandowski e conquista 7ª Bola de Ouro


SÃO PAULO, 29 NOV (ANSA) – O argentino Lionel Messi, do PSG, e a espanhola Alexia Putellas, do Barcelona, conquistaram nesta segunda-feira (29) a Bola de Ouro de melhores jogadores do mundo, prêmio concedido anualmente pela revista France Football.   

Após não ter sido realizada em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, a cerimônia contou com auditório cheio e a presença de diversos concorrentes – muitos deles sem máscara.   

Apesar de uma temporada sem títulos com seu ex-clube, o Barcelona, Messi, 34, superou o polonês Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, especialmente graças ao título da Copa América no Brasil, que tirou a Argentina de um jejum de 28 anos.   

Essa é a sétima Bola de Ouro do craque, incluindo aquelas conquistadas na época em que o prêmio era compartilhado com a Fifa, o que o torna o recordista isolado – Cristiano Ronaldo aparece na sequência, com cinco.   

O top 10 da Bola de Ouro ainda teve Jorginho (Chelsea), Benzema (Real Madrid), Kanté (Chelsea), Cristiano Ronaldo (Manchester United), Salah (Liverpool), De Bruyne (Manchester City), Mbappé (PSG) e Donnarumma (PSG). Neymar (PSG) foi apenas o 16º colocado.   

Já Putellas tem 27 anos e defende o Barça desde 2012. Na temporada passada, liderou o clube catalão na conquista da Liga dos Campeões da Uefa, do Campeonato Espanhol e da Copa da Rainha.   

Essa é a primeira Bola de Ouro de Putellas, que se junta à norueguesa Ada Hegerberg (2018) e à americana Megan Rapinoe (2019) na galeria de laureadas com o prêmio da France Football.   

Outros prêmio – Apesar de ter perdido a Bola de Ouro, Lewandowski faturou o prêmio de artilheiro do ano, enquanto Gianluigi Donnarumma, campeão europeu com a Itália e atualmente no PSG, conquistou o Troféu Yashin de melhor goleiro.   

“Ainda tenho muito a aprender, mas esse prêmio é fruto do trabalho diário. Foi um ano incrível para mim, primeiro com a classificação para a Champions com o Milan, depois a Euro, na qual demos alegria a todos os italianos. E era o destino que eu me transferisse para o PSG, que me seguia havia anos”, declarou o arqueiro.   

Já o espanhol Pedri, do Barcelona, conquistou o Troféu Kopa de melhor jogador até 21 anos, enquanto o Chelsea, atual campeão europeu, foi eleito o clube da temporada. Tanto esse prêmio quanto o de artilheiro foram criados nesta edição. (ANSA).   


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua