Um vídeo de Lionel Messi dando uma rara resposta em inglês durante uma coletiva de imprensa do Inter Miami chamou a atenção de fãs do craque argentino nas redes sociais. O atacante é conhecido por se recusar a falar o idioma, mesmo agora morando nos Estados Unidos. Porém, quem achou que o jogador finalmente tinha dado o braço a torcer está errado. O vídeo não passa de uma montagem, que contou com o uso da tecnologia para fazer o atleta falar a língua.

A peça foi criada pelo locutor e produtor argentino Javi Fernández, que gerou o vídeo por meio de inteligência artificial. A tecnologia impressiona por manter o tom de voz de Messi, chegando a reproduzir até mesmo um pouco do sotaque do atacante do Inter Miami.

A inteligência artificial é uma tecnologia que permite máquinas a reproduzirem a inteligência humana para tomar decisões de forma autônoma, baseadas em padrões e bancos de dados. Assim, é possível um sistema reproduzir uma voz em outra idioma com base em palavras e fonemas ditos anteriormente pela pessoa em questão. Para sincronizar o movimento da boca com o idioma, é possível usar a técnica “deepfake”, que usa os mesmos padrões para modificar imagens e vídeos.

Diversos vídeos de Messi respondendo em espanhol perguntas de jornalistas em inglês surgiram nas redes sociais após a ida do jogador para os EUA, levantando a suspeita de que o craque se recusa a falar o idioma. A verdade é que o atacante nunca aprendeu a falar a língua e entende poucas palavras. Ele conta com a ajuda da mulher, Antonella Roccuzzo, para se comunicar durante viagens. Recentemente, o jogador Robert Taylor, do Inter Miami, revelou em entrevista ao canal Skysports que o argentino está fazendo aulas de inglês.

“Estou tendo aulas de espanhol e ele está tendo aulas de inglês. Ainda assim, o nível de conversa não é bom, mas dentro de campo é diferente. O futebol é uma linguagem em que, se você se relaciona com alguém, não precisa necessariamente falar a mesma língua. Você apenas joga bem junto”, disse Taylor.