O capitão do Barcelona, Lionel Messi, foi suspenso por dois jogos após ser expulso na final da Supercopa da Espanha no domingo passado, informou Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

O atacante argentino recebeu o cartão vermelho na derrota por 3 a 2 na prorrogação da decisão contra o Athletic Bilbao, depois de ter agredido o jogador do time adversário, Asier Villalibre, provavelmente levado pela frustração.

Messi havia sido expulso por duas vezes pela seleção da Argentina, inclusive na Copa América 2019, mas nunca em 16 anos e 753 partidas pela equipe principal do Barcelona.

“O Barcelona apresentará recurso à sanção de Leo Messi”, reagiu nesta terça o clube catalão, após receber a notícia da sanção.

O árbitro que expulsou Messi depois de consultar o VAR justificou a expulsão do astro por “acertar um adversário com o braço com força excessiva enquanto a bola estava em jogo, mas não à distância de ser tocado”.

O craque argentino coria o risco de sofrer uma punição de um a doze jogos, dependendo da gravidade que seria considerada, mas o árbitro não mencionou agressão em sua descrição, o que pode tê-lo ajudado a receber uma penalidade leve.

– Ação sem “consequências danosas” –

Messi foi sancionado com base no artigo 123 do código disciplinar da RFEF, que prevê punições de um a três partidas para aqueles que se comportem “de maneira violenta por ocasião do jogo ou como consequência direta de algum lance do mesmo, desde que a ação origine risco, mas não sejam produzidas consequências danosas ou lesivas”.

Esta é a primeira vez que Messi é expulso do Barcelona, após 753 jogos, embora já tivesse recebido o vermelho em uma ocasião quando jogou com a subsidiária do Barça em 2005 em uma partida da segunda divisão B, equivalente à terceira divisão do futebol espanhol.

Em sua carreira na elite, Messi só havia sido expulso duas vezes pela seleção argentina, na estreia pela ‘Albiceleste’ e na semifinal da última Copa América, no Brasil, em 2019, contra o Chile, após uma discussão com Gary Medel.

Se a sanção for confirmada, Messi terá que cumprir sua sanção na partida do Barcelona na Copa do Rei contra o Cornellá na quinta-feira e no jogo do campeonato espanhol contra o Elche no próximo domingo.

gr/aam