Mesmo preso, Lula lidera intenções de voto, diz Datafolha
SÃO PAULO, 22 AGO (ANSA) – Mesmo preso há mais de quatro meses e virtualmente inelegível, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com vantagem na corrida pelo Palácio do Planalto, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (22) pelo Datafolha.
O instituto cogitou dois cenários, um com a presença do petista e outro sem. No levantamento que inclui o ex-mandatário como candidato do PT, ele aparece com 39% das intenções de voto.
Segundo a pesquisa, Lula é seguido por Jair Bolsonaro (PSL), com 19%; Marina Silva (Rede), com 8%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%; Ciro Gomes (PDT), com 5%; Alvaro Dias (Podemos), com 3%; João Amoêdo (Novo), com 2%; e Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriota) e Vera (PSTU), com 1%.
Os candidatos João Goulart Filho, do PPL, e Eymael, do DC, não pontuaram no levantamento. Já brancos e nulos chegaram a 11%, enquanto 3% dos entrevistados afirmaram não ter candidatos.
No cenário sem a presença de Lula, Bolsonaro lidera a pesquisa, com 22% das intenções de voto. Neste caso, o candidato do PT é o atual vice na chapa, Fernando Haddad, já que o ex-presidente deve ser declarado inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.
De acordo com o levantamento, Bolsonaro é seguido por Marina, com 16%; Ciro, com 10%; Alckmin, com 9%; Dias e Haddad, com 4%; Amoêdo e Meirelles, com 2%; Vera, Daciolo, Boulos e Goulart Filho, com 1%. Eymael não pontuou. Outros 22% têm a intenção de votar branco ou nulo, enquanto 6% não possuem candidatos.
A pesquisa ouviu 8.433 eleitores, entre 20 e 21 de agosto, em 313 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais. (ANSA)
+ Quatro estranhos sintomas de Covid-19 que pode nunca ter ouvido falar
+ Imposto de Renda 2022: veja como declarar seu carro ou moto
Veja também
- + Autoescola pode deixar de ser obrigatória para tirar a CNH
- + Hilary Duff posa nua para revista feminina
- + FGTS tem 2 saques de R$ 1.000 esta semana: esta quarta (11) e sábado (14); veja quem recebe
- + Hubble mostra as consequências de um cataclismo cósmico
- + Caminhoneiro tenta furtar espigas de milho, mas é atacado por gerente de fazenda
- + Novo RG: quanto tempo você tem para providenciar o documento
- + Veja os 8 sintomas da Ômicron em pessoas vacinadas
- + Saiba como lavar carne de frango crua sem contaminar sua cozinha
- + Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
- + Veja quais foram os carros mais roubados em SP
- + Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua