BERLIM, 6 MAI (ANSA) – O líder conservador alemão Friedrich Merz foi eleito chanceler do país em segundo turno nesta terça-feira (6), após ter fracassado hoje na votação do primeiro turno no Parlamento.
Desta vez, Merz obteve 325 votos favoráveis em Bundestag, superando os 316 votos mínimos para ser eleito. Dos 630 deputados, 289 votaram contra o seu nome.
O presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, dever empossar Merz, de 69 anos, ainda nesta terça. Após isso, o novo chanceler assumirá o comando da aliança entre seu partido, a União Democrata Cristã (CDU), e o Partido Social-Democrata (SPD), de Olaf Scholz, que deixa o cargo.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, parabenizou Merz por sua vitória.
“Parabéns pela eleição, caro Friedrich Merz. Trabalharemos juntos para uma Europa forte e mais competitiva”, escreveu Von der Leyen no X.
Também na mesma plataforma, o vice-premiê da Itália e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, também cumprimentou o líder conservador.
“Parabéns ao novo chanceler alemão e meu amigo Friedrich Merz. É o início de uma nova temporada política. Com o pragmatismo dos nossos governos, fortaleceremos ainda mais os laços entre a Itália e a Alemanha. Ao combinarmos nossas capacidades industriais, tornaremos a Europa mais forte.
Desejamos a ele, ao amigo e colega Johann Wadephul [ministro alemão das Relações Exteriores] e a toda a equipe de ministros um ótimo trabalho”, disse Tajani. (ANSA).