BERLIM, 24 AGO (ANSA) – A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu nesta segunda-feira (24) que o governo da Rússia puna os responsáveis pelo envenenamento do líder da oposição do país, Alexei Navalny.   

“À luz do relevante papel que o senhor Navalny desenvolve na oposição política na Rússia, as instituições locais são chamadas com urgência a esclarecerem esses fatos de maneira completa e em plena transparência”, diz uma nota assinada por Merkel e por seu ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas.   

“Os responsáveis devem ser submetidos a um processo e responderem perante à lei. Esperamos que Navalny possa se recuperar completamente. Os nossos desejos são direcionados à família, submetida a uma prova dura”, finaliza o comunicado.   

O opositor russo está desde este domingo (23) em um hospital de Berlim e os médicos informaram que foram encontrados traços de envenenamento no corpo do advogado. Apesar de dizerem que ele não está correndo risco de morrer, os médicos informaram que a substância tóxica encontrada é um inibidor da colinesterase, na prática, uma neurotoxina que precisa ainda ser ainda identificada. (ANSA).