OLBIA, 2 MAR (ANSA) – A companhia aérea italiana Meridiana realizou nesta quinta-feira (1º) seu primeiro voo intercontinental após ter sido rebatizada como “Air Italy”.
Inaugurando uma nova fase da trajetória da empresa, um avião decolou de Milão com direção a Zanzibar, na Tanzânia. Já o primeiro voo nacional ligou Olbia, na Sardenha, e o Aeroporto de Fiumicino, em Roma.
Por conta de uma forte crise, a Meridiana, fundada em 1963, ficou à beira da insolvência e foi comprada pela Qatar Airways, que adquiriu 49% das ações, o limite permitido pela União Europeia para empresas aéreas extracomunitárias. Os outros 51% permaneceram com sua controladora, a Alisarda.
Após a operação, a companhia foi rebatizada como Air Italy e ganhou o objetivo declarado de desafiar a Alitalia. A empresa terá dois hubs: um em Olbia, para voos de curta distância, e outro em Milão-Malpensa, para rotas internacionais e intercontinentais.
As aeronaves B737 e B767 permanecerão com o nome Meridiana até sua saída da frota. A partir da primavera europeia, a empresa deve estrear três aviões modelo Boeing 737 MAX 8 e cinco Airbus A330-200, já como Air Italy.
O código histórico “IG” será preservado, pois marcou a atividade da companhia, fundada por Aga Khan IV, em 1963, como Alisarda.
(ANSA)