Um mergulhador brasileiro foi encontrado morto, em Newcastle, na Austrália, na terça-feira (10). De acordo com a Polícia Federal, o homem, que não teve a identidade revelada, estava envolvido com o tráfico internacional de drogas. O corpo dele foi encontrado no mar por moradores da cidade australiana. As informações são do Uol.

Conforme a PF, a função do mergulhador seria a de colocar e retirar drogas em cascos de navios. “Durante a investigação, foram identificados dois capixabas nessa prática criminosa, um deles estava retirando drogas dos cascos de navios quando teve um problema com o seu aparelho de mergulho e veio a óbito”, explicou ao Uol o delegado da PF Victor Batista.

Com o apoio da Agência Antidrogas dos Estados Unidos, policiais cataris, indonésios e australianos, a PF montou uma operação para tentar encontrar os responsáveis por essa prática criminosa. Durante as buscas, os agentes apreenderam 179 kg de cocaína, na Indonésia, e 104 kg, na Austrália.

Durante a operação, o veleiro James Blee foi preso na Austrália. O filho do veleiro, o segundo tripulante, e outros dois brasileiros não foram encontrados.

Ainda segundo a PF, as investigações sobre o caso começaram em 10 de abril, no Espírito Santo, após os agentes receberem a informação de que brasileiros haviam sido contratados para colocar uma carga de cocaína no casco de um navio que ia para o exterior.

“Aqui no Brasil, as investigações continuam para determinar o possível envolvimento de outras pessoas nos crimes cometidos”, informou a PF.