ROMA, 22 JAN (ANSA) – A Mercedes divulgou nesta quinta-feira (22) as primeiras imagens do W17, o carro para a temporada 2026 da Fórmula 1 e que marcará a estreia da equipe na nova era técnica da competição.
Segundo a Mercedes, a temporada de 2026 representará “a maior mudança técnica da história do esporte”, com novos regulamentos para chassi, unidade de potência e combustíveis.
Dentro desse contexto, o W17 foi projetado para ser “menor, mais estreito e mais leve” em comparação ao modelo anterior.
O novo carro contará com aerodinâmica ativa, incluindo asas dianteiras e traseiras móveis, além de um motor que produz uma divisão quase igual (50/50) entre energia elétrica e combustão.
O modelo também utilizará combustíveis sustentáveis avançados, desenvolvidos em parceria com a Petronas, parceira titular e técnica da Mercedes.
Visualmente, o W17 estreia uma pintura considerada “ousada” pela equipe. O design traz uma linha dinâmica verde Petronas, que percorre a carroceria destacando velocidade e precisão, ao mesmo tempo em que harmoniza a transição do tradicional prata da Mercedes para o preto profundo adotado nos últimos anos.
Os painéis laterais superiores exibem ainda um padrão de diamante inspirado na AMG, em sintonia com a icônica estrela de três pontas na tampa do motor.
O chefe da equipe, Toto Wolff, destacou a importância da adaptação ao novo ciclo técnico do campeonato: “A Fórmula 1 passará por mudanças significativas em 2026, e estamos preparados para essa transição. Os novos regulamentos exigem inovação e foco máximo em todas as áreas de desempenho”.
De acordo com ele, o desenvolvimento do novo carro, da unidade de potência e dos combustíveis sustentáveis em parceria com a Petronas reflete essa estratégia de longo prazo. (ANSA).