Mercados devem ter volatilidade por incerteza em eleição dos EUA

MILÃO, 4 NOV (ANSA) – As incertezas sobre o resultado das eleições norte-americanas devem aumentar a volatilidade dos negócios no mercado financeiro, apontam diversos analistas nesta quarta-feira (4). Isso porque ainda não se sabe quem será o vencedor do pleito: se o republicano e atual presidente Donald Trump ou o desafiante democrata Joe Biden.   

“O dólar americano continuará a ser influenciado pela incerteza e os títulos do Tesouro dos EUA perderão terreno. Nós esperamos que os ativos de risco tenham um desempenho inferior até termos uma clareza sobre a situação”, afirma Paul Brain, gestou do BNY Mellon Global Dynamic Bond Fund.   

Já o chefe de investimentos do Lombard Odier, Stéphane Monier, ressalta que “no momento, parece que qualquer um que vença a corrida à Casa Branca se encontrará perante a um Congresso dividido, com implicações amplas sobre os mercados, sobretudo porque comporta a dificuldade de aprovação de qualquer tipo de pacote de ajuda para a fase de retomada pós-pandemia” do coronavírus Sars-CoV-2.   

A líder global de Ações Fundamentais da Robeco, Fabiana Fedeli, segue a mesma linha e diz que “um ponto fundamental para ficar de olho é o tempo de introdução de um pacote de estímulos porque qualquer atraso seria negativo para a economia, para o consumo e para as conjunturas norte-americanas”.   

Até às 8h desta quarta-feira, nove estados ainda não definiram o vencedor da disputa presidencial. Os percentuais aprovados até o momento mostram uma acirrada briga entre Trump e Biden, com resultados incertos. (ANSA).