Mercado livre de energia


A crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus permitiu ao alto escalão empresarial perceber a importância de se reduzir custos e ter flexibilidade de resposta a mudanças do ambiente de negócios. Além disso, a pandemia e a quarentena aceleraram a transformação digital e a regulamentação de tecnologias já existentes como telemedicina e trabalho em home office. Com transformações cada vez mais rápidas, o uso intenso de tecnologia e a maior necessidade de controle de custos, surpreendem-me que mais empresas não aproveitem as oportunidades oferecidas pelo mercado livre de energia elétrica. Nesse nicho, as empresas escolhem seu fornecedor e as características do contrato de acordo com suas necessidades.

As vantagens são muitas. A economia para as empresas em relação ao mercado regulado de energia varia em função de vários fatores, mas, segundo estimativas, ficam, em média, próximas a 30%, a depender da localização da empresa e do segmento. No total, empresas já economizaram mais de R$ 216 bilhões desde a criação do Mercado Livre de Energia, de acordo com a ABRACEEL (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia).

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com o impacto ambiental dos produtos que consomem

O contrato de fornecimento de energia pode ainda ser customizado para atender às necessidades específicas de cada empresa, que variam muito em função do setor, e do negócio em si além da localização das unidades da empresa. Com consumidores cada vez mais preocupados com o impacto ambiental dos produtos que consomem, no mercado livre de energia elétrica, as empresas podem consumir energia renovável certificada – isto é, com a origem, fonte da energia: eólica, solar ou hidrelétrica, comprovadas – e assim destacar seus cuidados com o meio ambiente. Por exemplo, a Enel Trading, comercializadora de energia que atua neste seguimento, é responsável pela gestão e pela transação de todo portfólio de usinas de geração renovável do grupo Enel, com preços de médio e longo prazo inferiores às tarifas do mercado regulado.

A contratação de energia nesse setor permite ainda previsibilidade no planejamento de custos com energia das empresas, que não sofrem reajustes tarifários pela Aneel. Preços e demais condições no Mercado Livre de Energia são negociados bilateralmente entre consumidores e comercializadores de energia. Você acha que tudo isto está distante da realidade do seu negócio?

É hora de começar a repensar. Você não quer se ver, em breve período, em uma situação similar quando a pandemia chegou? Da mesma forma que muitos comerciantes sem e-commerce ou restaurantes sem serviços de delivery, quer? Como em qualquer situação, quem larga na frente leva vantagem.


Saiba mais
+ Morre a atriz Noemi Gerbelli, a diretora Olívia da novela 'Carrossel', aos 68 anos
+ Modelo brasileiro se casa com nove mulheres e vira notícia internacional
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Receita simples e rápida de asinhas de frango com molho picante
+ Conheça o suco que aumenta a longevidade e reduz o colesterol
+ CNH: veja o que você precisa saber para a solicitação e renovação
+ Vídeo de jacaré surfando em Floripa viraliza na internet
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Descoberto na Armênia aqueduto mais oriental do Império Romano
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais


Sobre o autor

Economista, apresentador do "Manhattan Connection" (Globo News) e presidente da Ricam Consultoria (www.ricamconsultoria.com.br)


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Três Editorial Ltda.
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento: A Três Comércio de Publicações Ltda., empresa responsável pela comercialização das revistas da Três Editorial, informa aos seus consumidores que não realiza cobranças e que também não oferece o cancelamento do contrato de assinatura mediante o pagamento de qualquer valor, tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A empresa não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças.