Mercado imobiliário: Felipe Aquino destaca 5 dicas para quem quer investir em imóveis

Divulgação
Foto: Divulgação

“Está com dinheiro sobrando? Aplica no mercado imobiliário que não tem erro”. Você certamente já ouviu isso, ou algo parecido. Realmente, investir em imóveis costuma ser uma boa dica para quem deseja ampliar as formas de obtenção de renda. No entanto, o setor não é tão simples assim.

No Brasil, em razão do déficit habitacional, o mercado imobiliário segue, de fato, bastante promissor. Todavia, há diversas regras e minúcias que os investidores devem se atentar para fazer valer tal decisão financeira.

Especialista em imóveis e CEO da Vogar Franchising, a primeira franquia de loteadora do País, Felipe Aquino se destaca no setor por saber conduzir os investimentos de modo eficiente. “Na verdade, é quando se ignora os detalhes que se acaba entrando numa enrascada”, afirma.

Felipe Aquino também destaca cinco dicas que podem ajudar quem está começando a investir no mercado imobiliário. Confira:

1) Procure profissionais qualificados

Quem estiver começando na área precisa consultar especialistas antes de fazer qualquer investimento. Não é incomum erros que poderiam ser evitados causarem situações bastante complicadas.

No início, é difícil operar no setor e é preciso reconhecer isso. Quando a intenção é investir em imóveis prontos, o risco é mais baixo. No entanto, não significa que não possa haver nenhum problema mais à frente em razão de escolhas erradas ou detalhes que passaram despercebidos.

2) Avalie a incorporadora

Sempre digo que é preciso se certificar de três aspectos para investir bem no setor imobiliário. Em primeiro lugar, o licenciamento. Portanto, consulte o alvará, o registro da incorporação e as licenças básicas. Em seguida, verifique se o imóvel possui algum seguro de conclusão de obra. Sem dúvida, é um dos itens mais importantes quando se toma a decisão de investir em imóveis na planta.

Por fim, avalie a incorporadora ou a construtora responsável pelo imóvel. Isso pode ser feito por meio de pesquisas na internet, além de conversas com outros clientes, investidores e corretores de imóveis. Também é importante conferir as certidões da empresa, para ter certeza de que ela está em dia com as obrigações perante o poder público.

3) Tenha ciência de todos os valores

O valor total do imóvel não é o único que interessa ao investidor. Desse modo, é importante estar a par, por exemplo, do valor do metro quadrado. Além disso, o tamanho dos cômodos pode fazer a diferença no momento de uma revenda ou de locação.

Os itens extras do empreendimento também devem ser considerados, como o número de elevadores e o acabamento do edifício. Certifique-se, ainda, de que as áreas comuns são relevantes e úteis – e se serão entregues mobiliadas pela incorporadora.

4) Saiba qual é o seu objetivo

Para entrar no setor imobiliário, é importante saber o que se quer conquistar investindo nele. O seu objetivo é revender um apartamento no futuro? Pretende usá-lo para locação? Está esperando o bairro se valorizar?

Além dessas perguntas, vale a pena se assegurar da reputação da incorporadora, pois algumas, as com bom nome na praça, podem gerar maior liquidez e aumentar o valor do metro quadrado no momento da venda.

5) Tenha paciência

O setor imobiliário não é o mais recomendado para quem procura ganhos financeiros da noite para o dia. É preciso ter paciência. Acontece que a “estratégia da saída” do investimento imobiliário tem o seu momento certo, o qual, em geral, não pode ser previsto com antecedência e planejado com precisão. Sendo assim, se está à procura de liquidez de forma rápida, fique longe do setor imobiliário. Agora, se tiver paciência, é um ótimo setor para investir e obter renda.

Mercado imobiliário: Felipe Aquino destaca 5 dicas para quem quer investir em imóveis

Felipe Aquino em participação de programa da Vogar Franchising, no YouTube