O mercado de luxo é o que mais tem crescido no Brasil proporcionalmente. Só neste ano, de fevereiro até agora, o setor cresceu mais de 14% em comparação ao mesmo período de 2021 e mais de 10% desse aumento se deve ao mercado imobiliário. Pesquisa da Brain – Inteligência Estratégica, ainda aponta que os empreendimentos, que estão cada vez mais sofisticados e atraindo a atenção de compradores de mais perfis diversificados, tiveram 3,9% mais vendas neste primeiro semestre que no mesmo período do ano anterior.

Para o empresário da construção civil Renan Barbosa, que é especialista na área, o público passou a apostar mais nos imóveis dessa natureza por entenderem que se trata de mais do que só um investimento ou moradia. “Segurança, sustentabilidade e conforto geográfico são três dos inúmeros fatores que acompanham um apartamento de alto padrão, por exemplo”, exemplifica.

Segundo Barbosa, acabamento fino, arquitetos renomados nos projetos e ainda promoção de experiência de compra estão entre os aspectos mais elogiados entre os compradores. “Se levarmos em consideração tudo o que está embutido no valor de um imóvel de luxo, temos o resultado de que sim, vale a pena fazer o investimento. Tanto que antigamente a maior parte desses clientes só investia nesses apartamentos. Hoje, a maioria compra para investir, também, mas para morar”, complementa.

Para o empresário, o movimento pós-pandemia tem muito a ver com essa tendência nacional: “As pessoas entenderam que precisam de uma casa confortável, bem localizada, com segurança especial e com sustentabilidade”.

“Ou seja, o imóvel precisa estar em um bairro bom, com acabamento bem feito, materiais duráveis e ainda ter um atrativo ligado ao meio ambiente, que é um painel solar, uma captação de água de chuva para reutilização… Fora a conectividade, que engloba a automação dos imóveis, itens de segurança remota e afins”, completa.

Por fim, comenta sobre uma segurança maior de patrimônio quando se fala desses investimentos: “A compra desses imóveis significa uma ótima opção para proteção de patrimônio, além de servirem como uma bela moradia”.