A pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) causou impactos nos mais diversos setores econômicos ao redor do mundo. Uma indústria afetada imediatamente pela transmissão do vírus foi o mercado de eventos, que precisou tomar medidas de cancelamento ou reagendamento dos encontros.

Grandes eventos marcados para os primeiros meses de 2020 foram cancelados ou transferidos para o segundo semestre, indicando uma perspectiva de melhora para os meses finais do ano. As alterações nas datas de realização dos encontros foram motivadas por se tratarem de conferências ou feiras com certo número de pessoas participantes, como no caso da SXSW, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, que aconteceria neste mês, em Austin.

A estimativa dos grandes eventos que estão se pronunciando é de reagendar para o segundo semestre para tentar recuperar a economia sem cancelamentos. Um grande evento que já divulgou nova data é o Lollapalloza Brasil, que passou de abril para os dias 4, 5 e 6 de dezembro. Pelos pronunciamentos, a expectativa é um ápice de três/quatro meses do vírus, como foi na China, país onde eclodiu a pandemia. 

Já os eventos que estão agendados para o segundo semestre estão mantendo as datas, sem alteração, como é o caso de grandes encontros de tecnologia e inovação brasileiros. Exemplo disso é a Gramado Summit, conferência que ocorre na Serra Gaúcha nos dias 5, 6 e 7 de agosto. 

O CEO do evento, Marcus Rossi, explica que a organização está confiante para o segundo semestre. “Muitos dos eventos ao redor do mundo, que aconteceriam nos próximos meses, estão transferindo suas datas para o segundo semestre. Temos a tranquilidade de realizarmos a Gramado Summit neste período, o que nos dá garantia de maior estabilidade até lá. Recentemente, a China registrou uma queda significativa no número de novos casos, o que tranquiliza o mundo e a economia. A janela de proliferação do vírus no país asiático não ultrapassou três meses. Por isso, estamos confiantes de que o quadro brasileiro estará normalizado até maio ou junho. Acredito que a realização dos eventos será uma retomada para o mercado”, aponta. 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias