Menos sete fuzis em circulação no Rio

Em duas ações distintas, as polícias Rodoviária Federal e Civil tiraram das ruas sete fuzis em um único dia. O cão farejador Bud durante uma abordagem na Rodovia Presidente Dutra, em Seropédica, na Baixada Fluminense, “meteu o focinho onde não era chamado” e descobriu que o motorista abordado por policiais estava “dando carona” para seis fuzis, que seriam entregues em uma comunidade no Rio.
Os policiais contam que faziam uma ronda rotineira na Dutra quando pararam o veículo vindo do Paraná. Ao perceberem o nervosismo do motorista, que disse estar indo para o Rock in Rio, o K9 entrou em ação e acabou descobrindo a farsa. Questionado o motorista, que não teve o nome revelado, informou que receberia R$8 mil pelo transporte do armamento de Guaíra, no Paraná, para uma comunidade do Rio. A ocorrência foi encaminhada para a sede da Polícia Federal, na Praça Mauá.
Em outra ação a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco) deu uma baixa e tanta na milícia que atua em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Foram presos Carlos André da Silva Souza e Rodrigo de Morais Reis, que não tiveram as idades divulgadas.
A dupla saía de um evento de carro quando foi capturada por agentes da Draco. Com eles foram apreendidos 1 fuzil 762, modelo AK-47; 62 munições calibre 762; 30 munições calibre 762; 2 carregadores para fuzil AK-47; 7 carregadores para fuzil modelo FAL; 1 carregador para fuzil calibre 5,56; 1 carregador para pistola, 3 coldres, 3 cintos táticos, 1 folha com anotações das extorsões da milícia, e 1 gandola tática militar.
Os dois capturados pela Draco costumavam ostentar armamento pesado para intimidar a população e eram tidos como de alta periculosidade. Um deles, inclusive, já tinha sido preso em uma operação em um sítio que desencadeou a prisão de inúmeros suspeitos ano passado.

Balanço
Em 2019 a Polícia Militar do Rio atingiu a marca histórica de apreensão de fuzis. Ao todo, até setembro, foram apreendidos mais de 400 fuzis em todo o Estado. No ano passado foram 330 fuzis apreendidos.