Uma criança de Santos, no litoral de São Paulo, tem intrigado médicos e especialistas, segundo reportagem do site G1. Erick Figueiredo, de dois anos e meio, parou de crescer aos três meses e, atualmente, possui peso, altura e aparência de um bebê de menos de um ano. Uma geneticista que estuda o caso acredita que a criança sofra de uma rara alteração genérica chamada síndrome de Silver-Russell. Um exame, que será realizado nesta segunda-feira (24), poderá esclarecer o caso.

Erick é o primeiro filho da estudante Mariana Figueiredo, de 21 anos. Apesar de comer normalmente, não ganha peso nem cresce. Em entrevista ao G1 a médica Mirlene Cernach explicou que essa síndrome é caracterizada, principalmente, por grave retardo de crescimento intrauterino, que persiste no pós-natal. A criança apresenta baixo peso, estatura pequena, além de assimetria corporal e a face pequena e triangular. “Ele tem uma suspeita da síndrome porque essas características estão presentes. É uma síndrome rara. Só conheço uma outra criança, que foi diagnosticada e que também atendo no ambulatório”, diz.

Ainda de acordo com o G1, o tratamento para crianças com a síndrome pode incluir a aplicação de hormônios de crescimento, além do processo de estimulação com fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. Os hormônios entram na lista dos medicamentos de alto custo e podem ser adquiridos, com prescrição médica, pelo SUS.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias