Desde o dia 13 de fevereiro, Sikêra Jr. está internado no hospital Santa Júlia em Manaus, no Amazonas, com o diagnóstico de uma meningite bacteriana. Segundo uma fonte de IstoÉ Gente, o apresentador ‘Alerta Nacional’ segue hospitalizado e não tem previsão de alta médica.

Sikêra Jr. segue internado com infecção e sem previsão de alta

Nossa reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa de Sikêra para checar a informação, mas até o fechamento desta nota não tivemos retorno.

Na noite da última quarta-feira (15), Laura Peixoto, esposa de Sikêra., se pronunciou para atualizar o estado de saúde do apresentador: “A gente viajou no sábado, estávamos de férias, quando a gente voltou, por conta da descida do avião aquela coisa toda que todo mundo já conhece, que muita gente fica com dor de ouvido, ele ficou com essa dor de ouvido e aí passou um tempo ele achou que ia melhorar e não melhorou”, contou ela.

“Sikêra está com otite severa bacteriana. Como ele não é uma pessoa muito quieta, acharam por bem sedar ele para que as medicações façam efeito mais rápido, e para que ele não queira fugir do hospital”, completou.

Já de acordo com comunicado emitido pelo hospital, Sikêra está internado na UTI geral e o quadro de saúde é estável. “O Hospital Santa Júlia comunica que o paciente Sikêra Jr encontra-se internado na UTI geral e apresenta quadro estável”, diz a nota.

O que é meningite bacteriana?

A meningite bacteriana trata-se da inflamação das meninges  (existem ainda a meningite viral e a meningite fúngica), estamos falando de uma inflamação das membranas que protegem o sistema nervoso central causada por uma bactéria.

A bactéria mais comum causadora da meningite é a Neisseria meningitidis, também conhecida por meningococo. Outras bactérias também podem causar meningite, como a Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenzae tipo B.

Ao afetar as meninges, a bactéria causadora da meningite impede que o oxigênio seja levado às células do nosso organismo adequadamente. Essa disfunção pode causar sintomas graves e até mesmo levar o paciente ao óbito.

Quais os sintomas da doença?

Os sintomas da meningite bacteriana são:

Dor de cabeça

Rigidez na região da nuca e pescoço

Febre

Náusea

Vômito

Confusão mental

Sensibilidade à luz

Os sintomas ainda podem evoluir para perda de alguns sentidos, desenvolvimento de gangrena nas extremidades do corpo (mãos, pés, braços e pernas), episódios de convulsão, delírios, tremores pelo corpo e até coma.

Em bebês e recém-nascidos, a meningite bacteriana pode se manifestar como letargia, pouca ou nenhuma responsividade a estímulos, vômito, irritabilidade, falta de apetite, reflexos anormais e fontanela protuberante.

Qual o tratamento da meningite bacteriana?

O que geralmente os médicos fazem é tratar os sintomas e deixar que o organismo do paciente se cure sozinho da doença. Assim como na maioria das infecções por bactéria, o combate ao agente causador é feito a partir da administração de antibióticos.

Como a meningite bacteriana é uma doença de progressão acelerada, o paciente deve ser encaminhado o quanto antes para um hospital para que o tratamento seja iniciado o quanto antes.