As equipes de emergência resgataram nesta sexta-feira (9) uma menina que passou quase 60 horas presa após um deslizamento de terra em uma cidade do sul das Filipinas que matou menos 15 pessoas e deixou mais de 100 desaparecidos.

O deslizamento de terra aconteceu na terça-feira (6) à noite na cidade de Masara, na ilha de Mindanao, a segunda maior das Filipinas.

A menina, que não teve a idade revelada, foi encontrada pelas equipes de resgate, que retiram os escombros com pás e com as próprias mãos em busca de sobreviventes.

“É um milagre”, declarou o diretor local da agência de gestão de desastres, Edward Macapili, à AFP. “Dá esperança aos socorristas”, acrescentou.

Um vídeo publicado no Facebook mostra o momento em que um socorrista carrega a menina no colo, com a criança chorando e coberta de lama. “Podemos ver nas publicações nas redes sociais que a menina não apresenta nenhum ferimento visível”, disse Macapili.

A tragédia provocada pela chuva destruiu várias casas e soterrou três ônibus e uma caminhonete utilizados para transportar os funcionários de uma mina de ouro.

Ao menos 15 pessoas morreram e 31 ficaram feridas. Mais de 100 continuam desaparecidas, segundo o balanço mais recente divulgado pelas autoridades.

Os deslizamentos de terra são frequentes neste arquipélago do sudeste asiático devido a seu terreno montanhoso, chuvas fortes frequentes e desmatamento generalizado provocado pela mineração, agricultura e extração ilegal de madeira.

cgm/amj/cwl/dbh/ag/fp