Uma criança desmaiou durante a cerimônia realizada nesta quarta-feira, 19, em que Jeff Landry, governador da Louisiana, nos EUA, do Partido Republicano, assinou o documento que obriga escolas do estado a exibirem os dez mandamentos da Bíblia para alunos desde o maternal até as universidades. Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram a menina caindo para trás. As informações são do New York Post.

+ MG: peão desmaia após ser arremessado e pisoteado por touro; assista

+ Segurança do Metrô de SP aplica golpe ‘mata leão’ e desmaia homem na Estação República

Confira o vídeo:

Na gravação, é possível perceber o momento em que a garota fica pálida e cai para trás desmaiada, sendo socorrida por algumas pessoas que estavam ao redor. O governador parece não notar a cena e continua com seu discurso em relação à nova legislação.

“Se você quer respeitar a lei, deve começar a partir do legislador original, que foi Moisés”, pontuou Jeff Landry. A medida é polêmica e foi aprovada no último mês, passando a valer a partir do início de 2025.

A proposta exige que toda instituição de ensino da Louisiana exiba os dez mandamentos com uma fonte grande e fácil de se ler. A lei também autoriza que sejam mostrados documentos como o Pacto do Mayflower, a Declaração de Independência dos EUA e a Lei Noroeste, mas não obriga sua exposição.

A medida sofreu críticas de Alanah Odoms, líder da ACLU Louisiana (União Americana pelas Liberdades Civis – em tradução), que declarou estar disposta a ver o governador na Justiça. “A lei atinge o coração dos nossos direitos constitucionais fundamentais. O direito de escolher a fé que quiser ou de não escolher nenhuma”, afirmou a ativista.

Em 1980, a Suprema Corte dos EUA considerou inconstitucional uma lei similar aprovada no estado do Kentucky. Propostas parecidas foram observadas no Texas, Oklahoma e Utah – todos territórios governados por políticos do Partido Republicano.