Uma menina de 9 anos foi algemada pela polícia após um colapso dentro da escola em que estuda em Sidney, na Austrália. Makayla tem autismo, ansiedade, transtorno desafiador de oposição, síndrome de Tourette e também transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).
Conforme a mãe da criança, Megan, essa combinação de distúrbios pode fazer com que a garota tenha colapsos incontroláveis e, às vezes, violentos. Após ser algemada pela polícia, a menina foi fortemente sedada e levada a um hospital.
“Eu só quero ser uma família normal. Eu quero deixar a mamãe orgulhosa”, desabafou Makayla ao canal de televisão australiano 9News.
De acordo com a mãe da menina, a filha precisa de mais ajuda especializada e lamentou que o governo lide desta forma com a saúde mental das pessoas que precisam de ajuda.
No entanto, ela enfatizou que não culpa a polícia, profissionais de saúde, cuidadores, escola ou equipe de emergência que atenderam o incidente. Para Megan, o sistema está falhando em fornecer intervenções especializadas, tratamento e apoio para crianças como Makayla.
“Estamos apenas sendo bloqueados em todos os lugares que vamos”, disse a mãe da menina. Após a repercussão do caso, o ministro da saúde australiano, Brad Hazzard, informou ao 9news que entrará em contato com a família de Makayla para “tentar descobrir o que aconteceu”.