Nesta quarta-feira, 19, o Corinthians entra em campo para enfrentar o Universidad Central, em sua estreia na Libertadores de 2025. O confronto, válido pela segunda rodada do torneio, também marca a primeira partida de Memphis Depay na competição.
Contratado pelo Corinthians em setembro de 2024, Memphis chegou quando o clube disputava a Sul-Americana, competição internacional de segundo escalão no continente americano.
+ Libertadores: estreia do Corinthians na Venezuela empolga torcedores supersticiosos
+ Onde assistir a estreia do Corinthians na Libertadores?
Por mais de 10 anos na Europa, o atacante disputou diversas partidas de torneios continentais, como a Liga Europa e a Champions League. Em 2017, adicionou o título da Liga Europa ao currículo, mas não estava mais no Manchester United quando o clube venceu a competição.
Agora, Memphis buscará aparecer na foto de um título continental pela primeira vez em sua carreira. O holandês iniciará nesta quarta sua trajetória na Libertadores e espera aprimorar ainda mais seus números em torneios desse calibre.
Memphis em competições continentais
Antes de chegar no Corinthians, Memphis teve uma longa carreira por clubes europeus. Sua estreia em torneios locais foi vestindo a camisa do PSV, na temporada 2012/2013. Naquela oportunidade, o PSV disputou a Liga Europa, sendo eliminado na fase de grupos.
Nessa competição, Memphis entrou em campo em quatro partidas, mas não balançou as redes.
Já na Champions League, Memphis estreou na temporada 2013/2014, quando o clube holandês disputou a fase classificatória – fase anterior a de grupos.
Na primeira partida de Depay, o PSV recebeu em sua casa o Zulte Waregem, da Bélgica. O confronto terminou em 2 a 0 para os holandeses e o craque do Corinthians foi o responsável por marcar o primeiro gol da equipe na partida.
Desempenho nos clubes
Revelado pelo PSV em 2011, Memphis já vestiu a camisa de Manchester United, Barcelona, Lyon e Atlético de Madrid, clubes com presenças constantes em torneios continentais. Veja o desempenho do atacante por essas equipes:
PSV
Ao todo, Memphis permaneceu no PSV durante quatro temporadas, de 2011 a 2015. Ao todo, disputou 28 jogos continentais, sendo 24 de Liga Europa e quatro partidas de Champions. Foram oito gols marcados em ambas as competições.
Manchester United
Em 2015, Memphis se transferiu para o Manchester United, da Inglaterra. Apontado como uma das principais promessas do futebol europeu, ele não teve muito sucesso no clube inglês, sendo negociado ainda no decorrer da temporada 2016/2017.
Vestindo a camisa dos Red Devils, Memphis atuou em 14 jogos por competições da UEFA, sendo oito partidas de Champions League e seis de Liga Europa. O holandês balançou a rede em cinco oportunidades.
Apesar de não ter atuado nas fases decisivas, pois se transferiu para o Lyon, Memphis atuou em três partidas das Liga Europa de 2016/17 vestindo a camisa do United, que ao final da temporada se tornaria o campeão do torneio. Como fez parte da campanha vitoriosa, é considerado campeão do torneio.
Lyon
Em 2017, Memphis foi negociado com o Lyon e por lá teve sua melhor passagem na Europa, permanecendo na França por cinco temporadas, até 2021. Ao todo, foram 177 jogos e 76 gols marcados vestindo a camisa do clube francês.
Em competições europeias, Memphis atuou por 26 vezes, sendo 16 na Champions League, marcando sete gols e dando quatro assistências. Na Liga Europa, jogou 10 partidas, balançando as redes três vezes e distribuindo mais três assistências.
Barcelona
Após grande passagem pelo Lyon, Memphis foi contratado pelo Barcelona, logo depois da saída de Lionel Messi. Cercado de expectativa, Depay sofreu com lesões e não conseguiu substituir o argentino à altura.
O atacante vestiu a camisa grená por duas temporadas, 2021/22 e 2022/23. Na Catalunha, o holandês disputou 10 jogos continentais, sendo sete de Champions e três de Liga Europa. O atacante acabou marcando apenas um gol.
Atlético de Madrid
Em seu último clube na Europa antes de se transferir para o Brasil, Memphis vestiu a camisa do Atlético de Madrid por duas temporadas: 2022/23 e 2023/24.
Também sofrendo com lesões, e entrou em campo em apenas três jogos na Champions League, marcando apenas um gol.
Corinthians
Contratado em 2024 pelo Corinthians, Memphis vestiu a camisa alvinegra nas fases eliminatórias da Copa Sul-Americana, primeiro torneio continental do holandês atuando no Brasil.
Diante de Fortaleza, nas quartas de final, e Racing na semifinal, Depay distribuiu três assistências, mas não foi o suficiente para levar o Corinthians para a decisão do torneio.