ROMA, 12 AGO (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, voltou a defender um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza nesta terça-feira (12) durante telefonema com o príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohamed bin Salman Al Saud. A conversa permitiu com que os líderes compartilhassem as últimas atualizações do conflito e os principais temas da colaboração bilateral entre Roma e Riad.
Após as mais recentes declarações de Israel sobre ocupar o enclave, o que possibilita uma nova escalada militar no território palestino, Meloni e Al Saud destacaram “a oportunidade de alcançar, o quanto antes, o cessar das hostilidades para pôr fim à dramática situação humanitária em Gaza e iniciar sua reconstrução”, onde, frisou a premiê, “o papel das nações árabes continua fundamental”. As informação são do Palácio Chigi.
Ainda segundo comunicado, a líder italiana reforçou “a necessidade do Hamas libertar imediatamente e incondicionalmente os reféns [israelenses] e aceite não ter mais um papel [político] no futuro do enclave”, mencionando o que disse ontem ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, também por telefone.
Por fim, Meloni e Al Saud reafirmaram “o desejo comum em continuar a colaboração bilateral entre seus países em diversos âmbitos a partir da plena implementação da parceria estratégica entre Roma e Riad, lançada durante a visita da primeira-ministra a Alula em janeiro”. (ANSA).