ROMA, 15 DEZ (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, parabenizou neste segunda-feira (15) o ultraconservador José Antonio Kast pela vitória nas eleições presidenciais do Chile e afirmou que as relações entre os dois países devem se intensificar nos próximos anos.
“Parabenizo meu amigo José Antonio Kast por seu grande sucesso nas eleições presidenciais chilenas”, escreveu ela nas redes sociais.
Além disso, a premiê italiana expressou otimismo com a possibilidade de ampliar o diálogo com o novo mandatário chileno, especialmente em temas estratégicos para ambos os governos, como economia e gestão dos fluxos migratórios.
“Itália e Chile são nações amigas, e tenho certeza de que nossas relações bilaterais se fortalecerão ainda mais, a começar por questões como a cooperação econômica e o combate à imigração irregular. Boa sorte!”, acrescentou Meloni.
Kast venceu as eleições presidenciais chilenas no último domingo (14) ao derrotar a candidata de esquerda Jeannette Jara, ex-ministra do Trabalho do atual presidente Gabriel Boric, por uma margem expressiva.
De acordo com dados preliminares do Serviço Eleitoral (Servel), o ex-deputado ultracatólico de 59 anos somou 58,18% dos votos, enquanto Jara, de 51 anos, obteve 41,82%.
Meloni e Kast já se reuniram em Roma antes da italiana assumir o poder, em 2022. Os dois também participam com frequência de fóruns internacionais da extrema-direita realizados ao redor do mundo, como a Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC).
(ANSA).