ROMA, 1 JAN (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, telefonou na noite da última quarta-feira (31) para o presidente da República, Sergio Mattarella, para expressar o apreço do governo pelo discurso de fim de ano dirigido aos italianos.
Durante a conversa, ela destacou, em especial, a ênfase dada por Mattarella “ao profundo significado do 80º aniversário do nascimento da República.
Segundo comunicado do Palazzo Chigi, Meloni agradeceu ao chefe de Estado por ressaltar o valor histórico da data e afirmou que a Itália chega a esse marco “com autoridade, credibilidade e respeito reconhecidos globalmente”, frutos do dinamismo, da coragem e do sacrifício de gerações de italianos.
Além disso, a premiê italiana reiterou que o país continuará a fazer todo o possível, em todos os níveis, para garantir que a paz possa retornar o mais rapidamente possível à Ucrânia, ao Oriente Médio e a todas as regiões do mundo onde a guerra substituiu o diálogo entre as nações.
Meloni ainda agradeceu a Mattarella por incentivar os jovens, definidos como o motor da mudança, e por convidar as instituições a dedicarem a eles a máxima atenção e cuidado.
Por fim, o comunicado ressalta que a Itália “é uma nação orgulhosa de sua história, moldada pelos sucessos e dificuldades vivenciados nas últimas décadas, e que possui as ferramentas e a oportunidade de olhar para o futuro com otimismo e esperança”.
(ANSA).