Meloni exalta importância do turismo para Itália

ROMA, 29 SET (ANSA) – A premiê da Itália, Giorgia Meloni, defendeu nesta segunda-feira (29) o turismo como instrumento de promoção da identidade nacional, durante um dos principais eventos globais do setor.   

A cúpula do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) acontece pela primeira vez em Roma, capital de um país onde esse segmento da economia responde por 13% do produto interno bruto nacional (PIB) e onde as despesas dos turistas chegam a 60 bilhões de euros (R$ 375 bilhões) por ano.   

“O turismo cria postos de trabalho, atrai investimentos, é um extraordinário gerador de riqueza e bem-estar. Mas seu valor vai bem além do aspecto econômico: ele conta aquilo que sabemos fazer melhor, nos permite promover nossos valores, descreve e apresenta nosso estilo de vida”, declarou Meloni em seu discurso no fórum do WTTC.   

“O turismo é um dos principais instrumentos com os quais o povo italiano fala ao mundo sobre sua identidade e a torna tão admirada”, acrescentou.   

De acordo com a premiê, a Itália já é o segundo país europeu que mais recebe turistas internacionais, com quase 58 milhões de visitantes por ano, e o quinto no mundo. “Estamos perto de escalar mais uma posição”, assegurou.   

Já a ministra italiana do Turismo, Daniela Santanchè, salientou que o governo trabalha para divulgar destinos fora dos grandes centros, como Roma, Florença e Veneza, hoje às voltas com os problemas ligados ao turismo de massa.   

“O ‘overtourism’ [turismo em excesso] diz respeito a pouco mais de 4% do território nacional. Tem uma parte da Itália, 96% de nosso território, que os turistas ainda devem conhecer, e é para essa parte que estamos trabalhando”, disse. (ANSA).