ROMA, 18 ABR (ANSA) – A premiê da Itália, Giorgia Meloni, e o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, concordaram nesta sexta-feira (18) sobre a necessidade de de aumentar os esforços por uma paz justa na Ucrânia.
Os dois se reuniram no Palácio Chigi, em Roma, apenas um dia depois da reunião de Meloni com o presidente Donald Trump na Casa Branca, reforçando a afinidade entre os dois governos.
“O encontro ofereceu a oportunidade de explorar questões comerciais e os principais assuntos da política internacional, começando pelos esforços por uma paz justa e duradoura na Ucrânia”, diz uma nota do gabinete da premiê.
O encontro com Vance foi seguido de um almoço de trabalho do qual também participaram os vice-primeiros-ministros Antonio Tajani e Matteo Salvini.
“O encontro permitiu destacar as excelentes relações que unem, também no plano cultural, a Itália e os Estados Unidos e, ao mesmo tempo, a determinação comum de fortalecer a cooperação nos setores da segurança, crescimento econômico e desenvolvimento tecnológico, conforme delineado na declaração conjunta adotada durante o recente encontro em Washington entre Meloni e Trump”, ressalta o comunicado.
Em um breve pronunciamento à imprensa antes da reunião com a primeira-ministra, Vance expressou “positividade e otimismo” a respeito das negociações com Rússia e Ucrânia, apesar de o próprio Trump ter ameaçado se retirar das tratativas.
“Se uma das duas partes se comportar de forma estúpida, estamos prontos para sair da mesa de negociações, mas espero que isso não aconteça”, afirmou o magnata nesta sexta. Moscou e Kiev chegaram a aceitar uma trégua de 30 dias nos ataques a redes energéticas, mas o período terminou sem avanço no diálogo.
(ANSA).