Meloni e Salvini aparecem em vídeo de campanha de Orbán, que busca reeleição

SÃO PAULO, 15 JAN (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e seu vice Matteo Salvini participam de um vídeo eleitoral em prol do premiê húngaro e líder da extrema direita no país, Viktor Orbán, que busca se manter no poder. Outras personalidades políticas conservadoras, como o israelense Benjamin Netanyahu, também dão as caras na campanha.   

O vídeo de quase dois minutos com nacionalistas internacionais, publicado por Orbán nas redes sociais, conta ainda com a participação de nomes como o da francesa Marine Le Pen e do presidente argentino, Javier Milei, assim como de representantes da Alemanha e da Polônia.   

“Juntos apoiamos uma Europa que respeita a soberania nacional e tem orgulho de suas raízes culturais e religiosas”, pontuou Meloni, em inglês, pedindo, na sequência, a “bênção de Deus” para o povo húngaro.   

Já Salvini bradou, em italiano, “avante”, arriscando ainda o idioma local: “Fel gyozelemre”, algo como “rumo à vitória”.   

Por sua vez, Netanyahu, que tem um mandato de prisão emitido em 2024 pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra na Faixa de Gaza, incluindo a “fome como método” bélico, destacou a importância da defesa.   

“A segurança não deve ser perdida, deve ser conquistada.   

Acredito que Orbán tenha coragem, sabedoria e tenacidade para proteger o seu país”, falou o líder israelense.   

Já Le Pen acredita que “graças a líderes como Orbán que os patriotas, os defensores da nação, estão vencendo na Europa”.   

Milei, por sua vez, disse: “Viva a liberdade”.   

Líder da extrema direita na Hungria, Orbán é conhecido pela linha dura contra migrantes e refugiados e por suas políticas contra a comunidade LGBTQIA+.   

Na terça-feira (13), o presidente húngaro, Tamás Sulyok, confirmou a data das eleições no país para 12 de abril. (ANSA).