ROMA, 10 SET (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conversou por telefone com seu homólogo da Índia, Narendra Modi, para discutir sobre os últimos acontecimentos na guerra na Ucrânia e a relação entre as nações, informou seu gabinete nesta quarta-feira (10).
Segundo comunicado do Palazzo Chigi, os líderes “compartilharam seu compromisso de apoiar todos os esforços internacionais para promover um cessar-fogo e a retomada das negociações para alcançar uma paz justa e duradoura” no território ucraniano.
Já o governo indiano ressaltou que Meloni e Modi concordaram sobre a necessidade de uma resolução rápida e pacífica para o conflito entre Ucrânia e Rússia.
Além disso, os dois líderes “expressaram satisfação com o excelente estado das relações bilaterais, reafirmando seu compromisso mútuo de aprofundar ainda mais o Plano de Ação Estratégica Itália-Índia 2025-2029”.
Para Meloni e Modi, o objetivo é começar “pelo fortalecimento da cooperação nas áreas de comércio, investimento e conectividade, inclusive por meio do Corredor Índia, Oriente Médio e Europa (IMEC)”.
Por fim, o premiê indiano aproveitou para discutir a evolução do acordo de livre comércio entre seu país e a União Europeia e agradeceu a Itália “por seu apoio proativo” às iniciativas bilaterais com o bloco. (ANSA).