Meloni e Merz discutem conflitos e setor automotivo em bilateral

COPENHAGUE, 2 OUT (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e o chanceler alemão, Friedrich Merz, se reuniram à margem da cúpula da Comunidade Política Europeia (CEP) e discutiram as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio, bem como assuntos relacionados ao setor automotivo.   

De acordo com o Palazzo Chigi, os dois líderes debateram sobre a competitividade europeia e delinearam os preparativos para a próxima cúpula bilateral de 23 de janeiro, enfatizando o desejo de promover ainda mais a cooperação política e econômica entre as nações.   

O governo italiano não divulgou maiores informações sobre as conversas entre Meloni e Merz, mas o encontro fez parte de uma agenda repleta de compromissos que a premiê cumpriu em Copenhague, na Dinamarca, onde aconteceu a sétima cúpula da CEP.   

Paralelamente, o ministro da Empresa e do Made in Italy, Adolfo Urso, revelou que um acordo sobre o setor automotivo foi assinado com o Ministério da Indústria de Berlim.   

“Finalmente conseguimos chegar a uma posição comum com a Alemanha sobre como reformular radicalmente a transição energética e a indústria automotiva, eliminando as restrições ideológicas que condicionavam as empresas. O consenso inicial sobre isso veio das empresas europeias, com os documentos iniciais das associações industriais francesa, alemã e italiana”, explicou o chefe da pasta.   

Em Copenhague, além de ter conversado com Merz, a primeira-ministra da Itália também se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, antes de retornar a Roma, onde o Conselho de Ministros se reunirá para aprovar o novo Documento de Planejamento das Finanças Públicas (DPFP). (ANSA).