Meloni desembarca em Johanesburgo para participar do G20

BRUXELAS, 21 NOV (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, desembarcou nesta sexta-feira (21) na África do Sul, onde irá participar da cúpula de líderes do G20 no final de semana, a primeira a ser realizada no continente africano. A UE vê com bons olhos a sede do evento, visando reforçar sua parceria estratégica local.   

A premiê e sua delegação foram recebidas no aeroporto de Johanesburgo pela vice-ministra da presidência da República sul-africana, Nonceba Mhlauli, e pelo embaixador italiano em Pretória, Alberto Vecchi.   

Sobre a realização inédita da conferência do G20 na África, o presidente do Conselho Europeu, António Costa, destacou a colaboração do continente com a UE.   

“A África é um parceiro estratégico. Vivemos tempos desafiadores, com guerras nos dois continentes, e a Europa tem uma mensagem simples: somos um parceiro previsível e confiável, estamos aqui para trabalhar juntos, ninguém pode enfrentar os desafios globais sozinho”, afirmou Costa.   

Segundo ele, “a África do Sul aproveitou-se da oportunidade do G20 para avançar em prioridades compartilhadas pela UE, que está disponível para desbloquear o potencial africano”.   

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reforçou a declaração de seu colega ao destacar que os membros do bloco “são parceiros que respeitam as regras que são importantes para nós”.   

“Ouvimos os nossos parceiros e, acima de tudo, criamos benefícios mútuos em termos de comércio e investimento, o que, por sua vez, gera bons empregos”, falou Von der Leyen durante a coletiva de imprensa que antecede a abertura oficial do G20.   

(ANSA).