Meloni defende intensificação de esforços contra tráfico humano

ROMA, 8 JUN (ANSA) – A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, recebeu o premiê do governo interino de unidade nacional da Líbia, Abdul Hamid Dbeibah, em Roma, na última quarta-feira (7) e defendeu a necessidade de intensificar os esforços na luta contra o tráfico de pessoas. O encontro ocorreu no Palazzo Chigi, sede do governo italiano, e contou com a presença de uma delegação de líbios, além do chanceler da Itália, Antonio Tajani, e dos ministros de Infraestrutura, Matteo Salvini, do Interior, Matteo Piantedosi, e do Made in Italy, Adolfo Urso.   

Na ocasião, Meloni agradeceu seu homólogo líbio “pelos esforços das autoridades nas operações de salvamento marítimo e na contenção de partidas irregulares”. No entanto, compartilhou suas preocupações em decorrência da temporada de verão.   

“Para Meloni, é fundamental intensificar os esforços na luta contra o tráfico de pessoas. A Itália continua determinada a confirmar seu compromisso constante de apoiar as autoridades líbias, na gestão dos fluxos migratórios e na assistência às comunidades locais por meio dos projetos do Fundo de Migração”, diz o comunicado do Palazzo Chigi.   

Durante a conversa, Meloni reforçou como a estabilização da Líbia e do seu quadro político é uma prioridade para a Itália, para a segurança nacional e para a diversificação energética.   

Segundo nota oficial, os líderes ainda discutiram temas importantes, como economia, energia, infraestruturas e os principais setores de cooperação entre a Itália e a Líbia.   

Além disso, conversaram sobre a importância de realizar as eleições presidenciais e parlamentares no território líbio o mais rápido possível, também com a mediação da Organização das Nações Unidas (ONU).   

“A Itália continuará a trabalhar para garantir maior unidade de propósito da comunidade internacional para garantir o sucesso da mediação das Nações Unidas”, acrescenta o texto. (ANSA).