Meloni defende combate a traficantes em cúpula na Angola

LUANDA, 24 NOV (ANSA) – Em uma cúpula entre a União Europeia e a União Africana, em Luanda, na Angola, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, destacou a necessidade de continuar combatendo com firmeza os traficantes de seres humanos.   

A chefe de governo italiana afirmou ser uma “prioridade” que os dois blocos sigam trabalhando juntos “para garantir a segurança das fronteiras e combater o crime organizado”, responsável por “instabilidade política, crises econômicas e violência contra civis”.   

“Devemos derrotar os traficantes de seres humanos, deter a imigração ilegal em massa e reduzir os fluxos migratórios irregulares para a Europa. A significativa redução de mortes e desaparecimentos no Mediterrâneo, juntamente com o aumento de projetos de formação e vias de migração legal, comprovam que nossa cooperação está funcionando”, declarou Meloni.   

A premiê italiana acrescentou que a África precisa aliviar o “fardo insustentável da dívida” para construir um continente “livre e capaz de escolher o seu próprio destino”.   

“É por isso que a Itália decidiu reduzir a dívida dos países de baixo e médio rendimento em 50% nos próximos 10 anos e, sobretudo, converter toda a dívida dos países menos desenvolvidos em investimentos nessas nações”, afirmou.   

Meloni também destacou que os países africanos não conseguirão gerar mais empregos, prosperidade e segurança “sem um quadro político e social estável”.   

“Queremos continuar a ser uma ponte privilegiada entre a Europa e a África, disponibilizando a força das nossas instituições, a nossa tradição de diálogo e a experiência das nossas empresas. Porque o futuro da Europa depende de uma África mais estável, segura e próspera. E o futuro da África depende de uma Europa capaz de ouvir, investir e construir, com humildade e respeito”, finalizou. (ANSA).