Meloni critica cultura woke e exalta legado de italianos nos EUA

WASHINGTON, 19 OUT (ANSA) – A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, afirmou neste domingo (19) que a chamada “cultura woke” tenta dividir a Itália e os Estados Unidos, apagar a história dos ítalo-americanos e destruir tradições compartilhadas.   

A declaração foi feita em uma mensagem de vídeo exibida durante a gala do 50º aniversário da Fundação Nacional Ítalo-Americana (NIAF), em Washington.   

“Existem forças buscando nos dividir, redefinir nossa história e destruir nossas tradições compartilhadas. Elas chamam isso de cultura woke”, declarou Meloni.   

“É uma tentativa de apagar a história fundamental dos ítalo-americanos e negar seu lugar especial nesta nação. Não deixaremos isso acontecer. O ‘Dia de Colombo’ veio para ficar”, completou.   

Meloni agradeceu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter restabelecido a celebração este ano e elogiou sua decisão.   

“Ao celebrarmos o legado de Colombo, também reconhecemos as contribuições dos inúmeros ítalo-americanos que, como ele, contribuíram incansavelmente para nossa cultura e estilo de vida”, enfatizou.   

Segundo a premiê italiana, “ainda hoje, os Estados Unidos e a Itália compartilham um vínculo especial enraizado nos valores atemporais de fé, família e liberdade”.   

Durante o discurso, a premiê ainda exaltou o papel histórico da comunidade ítalo-americana nos EUA: “Estamos aqui para celebrar uma tradição forjada nos bairros mais difíceis, construída com trabalho honesto e sustentada por uma fé inabalável na família, na religião e no futuro. Seus ancestrais não chegaram simplesmente à América. Eles ajudaram a construir e moldar a América de hoje, e essa tradição de excelência continua brilhantemente”, afirmou Meloni, concluindo que “uma parcela significativa do PIB da Itália está em Washington”.   

Por sua vez, Trump publicou um vídeo de 21 segundos de Meloni em sua plataforma de mídia social, Truth, e republicou uma mensagem a elogiando: “Giorgia Meloni desafia a UE e tenta garantir um acordo comercial direto com Trump. Parabéns, Meloni. Esta é uma jogada brilhante”, postou. (ANSA).