Meloni completa 3 anos de governo e celebra ‘estabilidade rara’

ROMA, 22 OUT (ANSA) – Em discurso no Senado nesta quarta-feira (22), a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, afirmou que a estabilidade de seu governo fortaleceu o país do ponto de vista econômico e no cenário internacional.   

A fala ocorreu em meio à prestação de contas sobre a posição italiana no Conselho Europeu desta quinta e sexta-feira (23 e 24), no aniversário de três anos no poder da primeira mulher a governar o país.   

Meloni destacou que a cúpula de líderes europeus será realizada em “uma conjuntura internacional extremamente complexa”, mas que a Itália participará da reunião em uma posição de força.   

“Vamos com uma estabilidade política que é rara na história republicana”, declarou a líder do Executivo. “Indicadores econômicos e financeiros sólidos fazem nosso país ser elogiado pelos analistas e atraente para os investidores”, acrescentou.   

O governo de Meloni já é o terceiro mais longevo na história da República Italiana, atrás apenas do segundo e do quarto gabinetes de Silvio Berlusconi, entre 11 de junho de 2001 e 23 de abril de 2005 e entre 8 de maio de 2008 e 16 de novembro de 2011, respectivamente.   

Ao todo, a Itália já teve 68 governos e 31 premiês em cerca de 80 anos de história republicana. (ANSA).