Meloni celebra ‘dia histórico’ e pede ‘paz duradoura’ no Oriente

SHARM EL-SHEIKH, 13 OUT (ANSA) – A premiê da Itália, Giorgia Meloni, celebrou nesta segunda-feira (13) a libertação dos últimos 20 reféns israelenses vivos sob poder do Hamas e pediu a consolidação do cessar-fogo na Faixa de Gaza para uma paz definitiva no Oriente Médio.   

“Hoje é um dia histórico. Os reféns foram libertados: um resultado extraordinário, fruto da determinação da diplomacia internacional e da implementação da primeira parte do plano de paz do presidente Donald Trump”, escreveu a primeira-ministra nas redes sociais.   

“Agora abre-se uma nova fase: consolidar o cessar-fogo e dar plena implementação ao acordo para construir um futuro de paz e estabilidade duradouras”, destacou Meloni, acrescentando que a Itália continuará “apoiando com convicção esse percurso”.   

“A paz se constrói com fatos, e não com palavras”, salientou.   

Já o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores italiano, Antonio Tajani, disse que a libertação dos reféns “acende uma luz de esperança após dois anos de horrores”.   

“Tudo ainda é muito incerto: a tarefa que cabe a todos nós, governos e povos da Europa, juntamente com nossos amigos do mundo árabe, é consolidar e construir, dia após dia, as condições para que a paz perdure e se fortaleça”, declarou o chanceler no X.   

“A Itália contribuirá para que o projeto ‘2 povos, 2 Estados’ não permaneça um slogan vazio”, ressaltou. O país já se ofereceu para ajudar na reconstrução da Faixa de Gaza e para integrar uma eventual força de manutenção da paz no enclave. (ANSA).