A dieta adequada é um dos principais pilares de uma vida saudável. Mas se você acredita que ela interfere somente na saúde do seu corpo e em sua aparência física, se engana: os alimentos também são responsáveis por sua saúde mental.

+ 5 práticas que podem melhorar sua saúde mental

+ 4 alimentos que prejudicam a saúde mental

Apesar de alguns alimentos e ingredientes poderem prejudicar sua saúde emocional, outros possuem uma abundância de nutrientes benéficos que agem de modo a melhorar seu humor e bem-estar. Conheça alguns deles com informações da “Slice”.

5 melhores alimentos para sua saúde mental

1 — Espinafre

pote de espinafre, alimentos que melhoram humor e bem-estar, saúde mental
Pexels

Por sua densidade de nutrientes, as folhas verde-escuras são consideradas um dos melhores alimentos para apoiar a saúde mental e física. Segundo um estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, o espinafre pode reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo com suas propriedades antidepressivas.

2 — Nozes

nozes, alimentos que melhoram humor e bem-estar, saúde mental
Unsplash

Ótimas fontes de ácidos graxos e gorduras saudáveis, as nozes são ricas em ácido alfalinolênico, fonte vegetal de ômega 3. Por isso, esse alimento apoia a função cerebral e pode reduzir a depressão.

3 — Pão integral

fatias de pão integral, alimentos que melhoram humor e bem-estar, saúde mental
Unsplash

Por conter carboidratos complexos, o pão integral pode impulsionar os níveis de serotonina no organismo, trazendo uma sensação de relaxamento e amenizando a ansiedade.

4 — Mirtilos

mirtilo, alimentos que melhoram humor e bem-estar, saúde mental
Freepik

Essas frutinhas podem ser pequenas, mas são ricas em antioxidantes e podem ser poderosas quando o assunto é seu bem-estar. Segundo o periódico “Psychiatric Times”, mirtilos são a fruta mais usada para aliviar sintomas de depressão.

5 — Sal

sal rosa
Pexels

Você pode se surpreender com essa informação, mas o sal já foi considerado, segundo estudos, como o “antidepressivo da natureza”. Essa pode ser a explicação pela qual pessoas desejam consumir o ingrediente em excesso. No entanto, vale ressaltar que a prática pode trazer complicações à saúde, e por isso é melhor consumi-lo com moderação.