Brasil

‘Melhor perder a vida do que a liberdade’, diz Marcelo Queiroga


SÃO PAULO, 8 DEZ (ANSA) – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu a postura antivacina e contra o “passaporte vacinal” da Covid-19 do presidente Jair Bolsonaro nesta terça-feira (7) e deu mais uma declaração polêmica.   

“Nós queremos ser o paraíso do turismo mundial. E vamos controlar a Saúde, fazer com que a nossa economia volte a gerar emprego e renda. Essa questão da vacinação, como realcei, tem dado certo porque nós respeitamos as liberdades individuais.   

Como o presidente falou agora há pouco ‘às vezes, é melhor perder a vida do que perder a liberdade'”, disse Queiroga aos jornalistas durante coletiva de imprensa.   

A fala do ministro da Saúde foi usada como justificativa para não ser seguido o pedido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de exigir o comprovante de vacinação de quem chega no Brasil. A medida, adotada em inúmeros países ao redor do mundo, quer evitar que visitantes internacionais sejam disseminadores do coronavírus Sars-CoV-2.   

Ao invés disso, o governo informou que vai exigir quarentena de cinco dias e a apresentação de um teste RT-PCR negativo aos não vacinados, mas não explicou como esse procedimento será feito e quem vai monitorar o isolamento obrigatório.   

Bolsonaro, que afirma não ter se imunizado apesar de impor sigilo de 100 anos à sua carteira de vacinação, continua a criticar as vacinas contra a Covid-19 e coleciona uma série de frases em que ataca os imunizantes.   

No entanto, apesar da postura do governo, os brasileiros continuam a procurar as vacinas.   

Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, mais de 159,5 milhões de cidadãos já tomaram a primeira dose das fórmulas disponíveis e 140,5 milhões completaram o ciclo vacinal. Em percentual, isso significa que mais de 90% da população-alvo (pessoas com mais de 12 anos) já recebeu ao menos uma dose dos imunizantes.   

Foram aplicadas ainda mais de 14,1 milhões de doses adicionais ou de reforço. (ANSA).   


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua