“Minha primeira personagem adulta de fato”, comemora a atriz Mel Maia, de 21 anos, em entrevista à IstoÉ Gente sobre o sucesso da sua interpretação como Mirna Guerra em “Os Donos do Jogo”, produção brasileira da Netflix ambientada no universo do jogo do bicho. O título estreou no final de outubro e já conta com uma segunda temporada confirmada.
+ André Lamoglia celebra sucesso de ‘Os Donos do Jogo’: ‘Me orgulho desse projeto’
A artista é bastante conhecida por seus papéis em títulos como “Avenida Brasil,” “Liberdade, Liberdade” e “Joia Rara,” novelas da TV Globo onde atuou ainda na infância e adolescência. Em 2023, chegou a interpretar uma jovem adulta em “Vai na Fé,” mas o papel ainda se afastava de uma pessoa madura de fato.
No entanto, o talento de Mel Maia sempre foi bastante parabenizado pelo público, tanto que sua participação em “Os Donos do Jogo” foi um dos grandes destaques da trama sobre contravenção. Sua personagem, uma mulher segura de si que enfrenta uma estrutura machista para conseguir “chefiar” uma das maiores famílias do império do jogo do bicho, logo conquistou os espectadores da produção.
“Esse projeto tem um significado gigante pra mim”, declara. “A minha preparação foi muito sobre buscar essa maturidade dentro de mim e colocar na tela. A Mirna é decidida, é uma mulher que corre atrás, e eu usei muito do meu próprio momento de vida pra compor essa postura.”
“O maior desafio [do papel] foi justamente encontrar esse tom, essa firmeza de quem tem vivência e sabe o que quer. Eu precisei estar muito inteira e focada pra passar essa segurança. Posso dizer que curti demais sentir essa força em cena.”

Mel Maia – Reprodução/Instagram
Desenvolvimento da personagem e dinâmica no set
Com oito episódios, o final da primeira temporada deixou os fãs da série com um gostinho de “quero mais”. Em meio à derrota do casal Suzana (Giullia Buscacio) e Búfalo (Xamã) em conseguir chefiar o submundo carioca, a decisão de Mirna (Mel Maia) de dividir a liderança da família Guerra com Profeta (André Lamoglia) gerou nos espectadores a angústia de uma possível traição.
Por enquanto, o público precisará se contentar em dar crédito a Mel Maia quando ela comenta sobre a evolução de sua personagem: “Ela começa analisando o terreno e termina se impondo de verdade. O que mais me chamou atenção foi essa ‘virada de chave’.”
+ Giullia Buscaccio reflete sobre rivalidade e irmandade feminina em ‘Os Donos do Jogo’
“Ela deixa qualquer insegurança de menina pra trás e assume o controle da situação. Nisso a gente se conecta muito. Eu tô vivendo esse momento de independência, de mulher forte, e poder colocar isso na Mirna, mostrando que ela se garante e tem atitude, foi a parte mais incrível desse processo”, explica.
A atriz ainda aproveitou para comentar sobre a dinâmica do set, que dividiu com grandes nomes da atuação, como Chico Diaz, Juliana Paes e Roberto Pirillo. “Estar com atores que têm tanta bagagem nesse momento da minha carreira foi essencial.”
“Senti uma troca muito bacana com todos. Não foi só sobre aprender mais, foi sobre jogar junto. Essa convivência me deu ainda mais segurança pra me firmar nessa nova fase da minha carreira e entregar a verdade que a personagem pedia.”
Ver essa foto no Instagram